Historia da natação:
Séc XIII a.c. Japoneses e Chineses praticavam exercícios aquáticos com intuito medicinal.
Séc III a.c. Romanos já tinham o hábito de nadar em rios e lagos
Saber nadar fazia parte da educação
Grécia – Natação caminho para a elegância e desenvolvimento harmônico do corpo.
Natação fazia parte da cultura europeia
---//---//---
1538 – 1º manual de natação (Nikolaus Wynmann)
Homem não dominava a arte de nadar
Movimento apreendido inicialmente em terra 1700
---//---//---
1797 – Italiano (De Bernardi)
Alterou a visão pedagógica
Artefatos utilizados para a flutuação eram prejudiciais
---//---//---
1798 – Alemão (Guts Muths)
Alterou a visão pedagógica
Insistiu no uso de artefatos
Adaptação geral na água.
Exercícios em terra.
Exercícios em água com cinto de sustentação.
Londres 1837 - A natação começou a ser difundida como desporto.
Fundação da sociedade britânica de natação - Surge o Nado peito
Várias competições foram organizadas nos anos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas.
Londres 1870 – J Arthur Trudgeon
1897 -A natação foi introduzida oficialmente no Brasil pelos clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo que fundaram no rio a União de Regatas fluminense.
1898 – 1º campeonato brasileiro de 1500m.
1914, o esporte e competições no Brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos.
1935 - As mulheres entraram oficialmente nas competições. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho.
Maria Emma Hulda Lenk Zigler (1915)
Do Tietê aos Jogos Olímpicos
Tudo começa com uma pneumonia dupla. Depois do susto, os pais acham que a natação faria bem à saúde da filha de 10 anos. Na ausência de piscinas, a paulistana Maria Lenk tem de dar suas primeiras braçadas no Rio Tietê. Em 1925, o rio não é o esgoto a céu aberto de hoje.
Aos 17 anos, Maria Lenk já é atleta de nível internacional. Torna-se a primeira sul-americana a competir em uma Olimpíada, a de 1932.
Em 1939, ele bate os recordes mundiais dos 200 m e 400 m nado de peito. No auge de sua forma, é a mais séria candidata ao ouro olímpico em 1940. Mas a Segunda Guerra Mundial e suas bombas cancelam o evento.
Natação nas olimpíadas:
Em uma Olimpíada, a natação é um dos esportes nobres. Desde 23 de junho de 1894, quando o barão Pierre de Coubertain , apoiado por amigos e inúmeras celebridades, inaugurou os Jogos Olímpicos modernos, atletas de todas as partes do planeta superaram limites nas raias da maior de todas as competições. A natação brasileira trilha um longo caminho nas águas turbulentas da elite internacional. Em 1920, na Antuérpia, a equipe verde e amarela fez sua estréia em uma Olimpíada e foram necessários mais de 32 anos para que o primeiro nadador subisse ao pódio.
Helsinki, 1952, Tetsuo Okamoto (bronze) nos 1500 m livre, com o tempo de 19m05s56.
Roma , 1960 - Manoel dos Santos, bronze nos 100 m livre dos, em 1960, com a marca de 55s54.
Moscou, 1980 - Djan Madruga, Jorge Fernandes, Cyro Delgado e Marcus Matiolli. 7m29s30 no revezamento 4x200 m livre e ganharam a terceira medalha de bronze para a natação do Brasil em Olimpíadas.
A era de prata chega nos Jogos de Los Angeles, em 1984, com Ricardo Prado
Gustavo Borges se consagrou por ser o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em Olimpíadas.
Pedagogia da natação:
Qualquer ação motora que o indivíduo realiza intencionalmente para propulsionar-se através da água (Langendorfer, 1986, p. 63)
Alteração e ampliação do escopo tradicional da natação (além dos 4 estilos)
Educação físico no meio líquido
Pedagogia:
Adaptação ao meio liquido
Respiração e flutuação
Noções de deslize
Propulsão utilizando as pernas
Propulsão utilizando os braços
Coordenação
Mergulho elementar
Avaliação de habilidades
Estratégias de Ensino:
Fase 1 – Fundamental
Fase 2 – Movimentos culturalmente determinados
Fase 3 – Movimentos que extrapolam os 4 estilos
Fase de movimentos fundamentais
Adaptação ao meio liquido:
Equilíbrio e respiração (Ações motoras)
Confiança no professor, autoconfiança e relacionamento com o grupo (afetivo – social)
Conhecimento das regras de segurança, percepção corporal dos movimentos, percepção dos objetos e sons quando submerso e noções de hidrodinâmica (Cognitivo)
Fase de movimentos fundamentais:
Ações motoras
Fase de movimentos fundamentais:
Afetivo-social
Confiança no professor
Bom relacionamento com o grupo e com o professor
Motivação
Iniciativa para resolução de problemas
Fase de combinação de movimentos fundamentais:
Aperfeiçoamento dos movimentos fundamentais
Combinação em níveis de complexidades crescentes
Combinação entre equilíbrio estático e dinâmico
Fase de combinação de movimentos fundamentais:
Cognitivo
Conhecimento das regras de segurança
Percepção corporal dos movimentos
Verbalização e conhecimentos de hidrodinâmica e fisiológicos
Fase de combinação de movimentos fundamentais:
Afetivo-social
Idem ao 1º Estágio
Fase de movimentos culturalmente determinados:
Combinações de movimentos complexos e mais específicos
Processo de solução de problemas motores
Não dar os meios de solução pronto
Fase de movimentos culturalmente determinados:
Cognitivos
Percepção e verbalização dos 4 estilos
Saída, virada
Polo aquático nado sincronizado
Fase de movimentos culturalmente determinados:
Afetivo-social
Capacidade de jogar de acordo com as regras
Princípios norteadores do aprendizado:
Programa pré determinado quanto as operações e estratégias
Como chegar no objetivo (estruturado a todo momento
Princípios norteadores do aprendizado:
Plano de ensino
Ficha de avaliação
Diário
Função do professor:
–Ensino pela busca e soluções.
–Intervenção didática por meio de técnica de ensino com indagações e investigações.