O papel a ser utilizado para a impressão é branco ou reciclado, no formato A4 (210 X 297 mm), boa opacidade e qualidade, para permitir sua reprodução e leitura. A gramatura ideal é 90 g/m2, podendo ser 70 g/m2.
Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação (ficha catalográfica) que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas. (ABNT NBR14724/2011, p. 9).
Recomenda-se, quando digitado, que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados na cor preta, podendo utilizar outras cores somente para ilustrações, no anverso e verso (opcional) das folhas.
Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive a capa, exetuando-se citações com mais de três linhas, notas de rodapé,
paginação, dados internacionais de catalogação-na-publicação (ficha catalográfica), legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme (tamanho 10). O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho.
Ensinaremos a formatação inicial da monografia. Como formatar tamanho da fonte e do papel são duas configurações elementares de um texto.
MARGENS
O parágrafo recomendado por este manual é de 1,25 cm (padrão do Word) a partir da margem esquerda e justificado. O trabalho pode ser digitado apenas no anverso como anteriormente ou anverso e verso como a nova NBR 14724/2011 autoriza (ABNT NBR 14724/2011 p.9). Atenção a nova regra para as margens. Caso decida optar em imprimir a monografia apenas em um lado da folha (exceto ficha catalográfica), as margens das folhas obedecem ao seguinte padrão:
Superior: 3cm;
Esquerda: 3 cm;
Direita: 2 cm;
Inferior: 2 cm.
Caso decida optar em imprimir a monografia frente e verso preste muita atenção na
margem do verso da folha que deverá obedecer o seguinte padrão:
ANVERSO VERSO
Superior: 3cm;
Direita: 3 cm;
Esquerda: 2 cm;
Inferior: 2 cm
PAGINAÇÃO
A paginação do documento segue uma regra simples: todas as páginas, a partir da folha ou página de rosto, devem ser contadas para a numeração em algarismos arábicos.
O cuidado que deve ser tomado é que os elementos pré-textuais não devem
apresentar os números de páginas, portanto, estes (os números) só serão apresentados no documento a partir da primeira página dos elementos textuais (a primeira página da Introdução).
Sugerimos, a título de facilitar o trabalho, que se divida a monografia em dois
arquivos, um para os elementos pré-textuais e outro para o trabalho propriamente dito, a partir da Introdução.
Os números de página devem ser colocados no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda direita do papel e a 2 cm da borda superior em fonte tamanho 10.
Quando o trabalho for digitado em anverso e verso, a numeração das paginas deve se colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.
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FKB - Biblioteca “Padre Lambert Prins” Manual de Normalização Agary Veiga Graf
MODELO DE CAPA:
Folha de rosto:
Elemento obrigatório. Descrição: “[...] folha que contém os elementos essenciais à identificação.
O anverso da folha de rosto deve conter as seguintes informações:
nome do autor (em ordem direta: Nome e Sobrenome);
título; subtítulo (se houver); número do volume: se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume;
natureza do trabalho (monografia, projeto experimental) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), nome do curso, nome da instituição; nome e titulação do orientador e se houver do co-orientador;
local (cidade da instituição) e, ano (de entrega).
MODELO DE FOLHA DE ROSTO - CONTRA CAPA.
Elemento obrigatório. Descrição: “[...] enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”.
Suas partes são acompanhadas dos respectivos números das páginas. Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário, conforme NBR 6027 (2003). Deverá constar a partir do capítulo 1 – Introdução, que é o primeiro elemento textual.
No caso de haver mais de um volume, em cada um deve ser apresentado o sumário completo. A NBR 6027:1987 regulamenta a forma de apresentação dos sumários. Segundo essa norma (apud RAUEN, 2002), o sumário não se confunde com índice, que consiste numa
enumeração detalhada de assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., seguidos de uma indicação de sua localização no texto, tampouco com lista, que é utilizada para elementos específicos como ilustrações e tabelas, muito menos com o resumo.
As regras para a apresentação do sumário são as seguintes:
a) a expressão SUMÁRIO é usada como título e escrita em letras maiúsculas
negritadas, centralizada na primeira linha do texto;
b) o título é separado dos elementos com duas entrelinhas em branco (escrevendo na terceira);
c) as letras e entrelinhas são as mesmas utilizadas no texto;
d) os títulos das seções primárias e suas subdivisões são apresentados na ordem em que surgem no texto, com indicativo numérico (quando houver) alinhado à esquerda, títulos separados do indicativo por um espaço e com uma linha pontilhada ligando o título ao número da página inicial, esta alinhada com a margem direita;
e) os últimos elementos apresentados no sumário são os pós-textuais,
apresentados sem indicação numérica acompanhando o título, alinhados à margem esquerda, escritos em maiúsculas negritadas e ligados ao número inicial de página (alinhado com a margem direita) por uma linha pontilhada (IPARDES, 2000, v. 8);
f) Os títulos principais (capítulos) são grafados em maiúsculas e negrito, os
subtítulos (seções) e as subseções, em maiúsculas e minúsculas. Cada número de capítulo, seção ou subseção deve ser separado do respectivo título por dois espaços, não sendo recomendável usar pontos ou parênteses como elementos separadores no sumário (ISKANDAR, 2003).
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A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada pela apresentação
tipográfica utilizada no texto. Os indicativos das seções que compõem o sumário se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a NBR-60242. (ABNT, 2003).
O sumário é o ultimo elemento pré-textual do trabalho.
O sumário apresentado no início deste trabalho pode ser tomado como um modelo para os sumários de trabalhos acadêmicos, uma vez que segue as normas definidas para sua
apresentação.
O sumário é a elaborado após o termino da monografia/trabalho etc., pois precisamos saber exatamente em que páginas encontram-se os dados do trabalho para podermos elaborar
o Sumário.
Elemento obrigatório. Definição: “[...] parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses”. Faz-se na conclusão um apanhado geral do trabalho informando os itens mais relevantes que se pode verificar na elaboração do
mesmo.
Referências
Elemento obrigatório. Definição: “[...] conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. Portanto as referências consistem numa listagem das obras consultadas e citadas ao longo do trabalho, apresentadas
de acordo com os padrões definidos pela NBR 6023:2002, permitindo ao leitor identificar e consultar as fontes originais sobre as quais se baseou o trabalho. É importante diferenciar bibliografia de referência: aquela consiste numa lista de obras consultadas para a realização de pesquisa, ao passo que esta apresenta somente as obras efetivamente citadas ao longo do
texto. Caso seja necessário, incluir as referências não citadas em Apêndice.
Os termos Referências Bibliográficas e Bibliografia encontram-se em desuso,
devendo-se apenas utilizar o termo Referências.
PARA SABER MAIS BAIXE O ARQUIVO:
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