Batidas por minuto. Batidas por minuto (BPM) é um termo bastante utilizado, principalmente na música eletrônica. Ele significa, basicamente, a velocidade da música.
VAMOS APRENDER A COMO CALCULAR???
Calculando o BPM
- 1Escute a música e preste bastante atenção na batida. A forma mais fácil de fazer isso é fechar os olhos, relaxar e sentir o batimento da canção. Bata o pé, estale os dedos ou balance a cabeça na batida da música.
- Se você tiver problemas com isso, tente isolar a bateria do resto dos instrumentos e vocais. Se você é novato no assunto, tente primeiro com a versão instrumental da música, caso disponível, para deixar tudo mais fácil.
- 2Olhe para um relógio com ponteiro de segundos. Como alternativa, use um cronômetro (a maioria dos celulares tem). Quando você tiver certeza que pegou o ritmo da música, conte as batidas - balançadas de cabeça, batidas do pé ou estalar dos dedos - por 15 segundos.
- Pegue o número das batidas contadas, multiplique por 4 e você terá o número de batidas por um minuto completo.
- Por exemplo, se você contou 24 batidas em 15 segundos, multiplicando 24 por 4 = 96. O tempo da música é 96 BPM. Você multiplica por quatro porque 60 segundos divididos por 15 segundos = 4.
- Para aumentar a precisão, conte as batidas por períodos longos de tempo e calcule o ritmo adequadamente. Usando a mesma canção do exemplo anterior, se você contou por 30 segundos no lugar, você pode ter contado 50 batidas no lugar de 48, o que significa que o tempo está um pouco mais acelerado: 50 x 2 = 100. (Multiplique por dois porque 60 segundos divididos por 30 = 2.)
- Grande parte das canções de hip-hop tem o BPM entre 88 e 112. As músicas da "House music" variam numa média de 120 BPM.
- Existem algumas máquinas que podem calcular o BPM de forma mecânica e são mais exatas. Também existem mixers que podem estar equipados com dispositivos assim.
- Uma grande ajuda para os DJ novatos é escrever os BPM das músicas nas capas dos discos e organizá-los pela velocidade, das mais lentas às mais rápidas. Dessa forma você você sabe quais são as melhores para mixar de forma mais fácil.
- Não tente mixar músicas que tem mais de 5 BPM de diferença e sempre vá do menor ao maior BPM. Exceções a esta regra, do menor para o maior, BPM podem ser aplicadas caso você esteja iniciando um noto set ou quando chegou ao "pico" do set atual e precisa retomar a pista de dança (ou a gravação).
- Existem vários aplicativos para smartphones que calculam o BPM através de toques.
- Se você mixa músicas gravadas antes dos anos 80, perceberá que os BPMs não são constantes durante toda a música. Elas mudam levemente a mais ou a menos porque a bateria é gravada ao vivo no estúdio.
- Se você toca um instrumento, provavelmente também tem um metrônomo. É muito comum que metrônomos possuam um botão que calcula o BPM através da velocidade em que você bate repetidamente no botão. Bata ao longo da música, dentro dos limites de 1-2 BPM, que vem com erro humano, e você terá o BPM em uma questão de segundos.
- Tenha em mente que combinar não é o único modo de mixar 2 músicas; você também pode cortar de uma para a outra w assim você não precisa acertar os BPMs necessariamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário