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5 de dez. de 2016

LEITURA E ANALISE DE 23 ARTIGOS...!!!

Curso de Educação Física (Bacharelado) – 8º Módulo 
Leitura e analise de artigos...!!!

·         1. Métodos de Ensino – Esportes coletivos

Trás informações sobre as técnicas de como transmitir os conhecimentos sobre os esportes coletivos, mostrando a diferença entre a Técnica: que é o desenvolvimento e aperfeiçoamento de um movimento ou habilidade e a Tática: que é a analise e solução das dificuldades e a compreensão de como e quando fazer uso dela, e fala sobre os princípios que são:

·         Princípio Analítico: que sugere a divisão os movimentos em partes e desenvolver-lo do fácil para o difícil, trabalhando o esporte de forma gradativa e o aproximando aos poucos da realidade do jogo.

As vantagens de desenvolver esse princípio são: a correta execução dos movimentos, facilidade na correção e avaliação, diminuição dos conflitos e maior experiências motoras.
E sua desvantagem é: aula pouco diversificada, desenvolve a técnica e a tática de forma separada e reduz a improvisação, criatividade e as trocas sociais.

·         Principio Global: é o ensino do jogo propriamente dito, ou seja, é trabalhar as situações problemas próximas da realidade, trabalha a técnica e a tática junto o que deixa o ensino complexo dando uma compreensão melhor sobre o porque de se fazer aquilo naquele tipo de situação, esse principio é desenvolvido com a não-fragmentação dos movimentos e gestos técnicos, permite que os alunos desenvolvam e completem seus próprios gestos o que resultará no conteúdo final.

As vantagens de se desenvolver esse princípio são: os alunos já iniciam jogando, suas habilidades motoras são trabalhadas no decorrer do jogo, técnica e tática são desenvolvidas juntas, favorece as experiências de jogo, as trocas sócias e não precisa de muito material.
Sua desvantagem é: muita informação para ser passada, erro na execução dos movimentos e desfavorece a relação com a bola em alguns momentos do jogo.

E fala sobre outras formas de se trabalhar e desenvolver os jogos:
- jogos adaptados: é a representação do jogo com regras modificadas, para a facilitação da aprendizagem ou para a inclusão de outros jogadores.
- jogos reduzidos: pode ser desenvolvido com espaços menores, com poucos jogadores ou com tempo menor.
- jogo formal: é o jogo tradicional com o uso de suas regras originas, sem ser alterado.

É interessante desenvolver varias situações de jogo incluindo problemas e dificuldades gradativamente para que eles próprios resolvam, colocar diferentes tipos de marcações, trabalhar as mudanças de níveis de dificuldades, usando o Métodos Situacional: é possível se aproximar desde o inicio do jogo, usando as regras formais e de ação do jogo, trabalhar e desenvolver as estruturas de jogos, estruturando o ataque e a defesa, incorporação de táticas individuais e de grupo.

·      2. Considerações sobre o processo de ensino aprendizagem - Treinamento nos jogos esportivos coletivos de invasão.

Desenvolver tal habilidade de conseguir prever quando e onde o adversário pretende atacar, permite que o time se organize e planeje uma defesa e um contra ataque, podendo assim reverter á situação e ganhar um ponto de vantagem.
Para isso a duas formas de se trabalhar:
·         Tradicional – que desenvolve as atividades de forma progressiva trabalhando as técnicas fundamentais, antes de incluir os aspectos táticos dos jogos em situação real.
·         Situacional Ativo – é quando se desenvolve as habilidades do jogo de forma lúdica, incluindo a técnica e a tática com o contexto real do jogo.
O que se tem notado é o desenvolvimento das técnicas do jogo separando a tática o que dificulta sua aplicação pratica em uma partida de jogo real, focando o ensino na realização motora de gestos mais sem o conhecimento prático de quando e onde aplicar e como usar isso a favor do time.
Jogar um jogo coletivo requer do jogador use sua inteligência e tenha a capacidade de agir de forma autônoma, e para que isso ocorra é preciso buscar um equilíbrio no ensino da tática e a técnica durante todo o jogo, o que se tem analisado é que os professores tem se focado no ensino da técnica e deixado de lado a tática acreditando que se melhorar a performance dos jogadores garantiram a vitoria sendo que á tática pode ser o ingrediente que pode estar faltando para que esse time possa conquistar sua vitória.

·         3. Esportes Coletivos.

Á vários esporte coletivo, e sua pratica fornece o conhecimento para melhorar a saúde física e mental dos estudantes, o esporte coletivo é um dos componentes curriculares que compõe o ensino a aprendizagem da área da Educação Física e é um dos componentes que mais motivam os alunos, atualmente existe muitos esportes coletivos famosos que são altamente divulgados pelas mídias de tele-comunicações, e esses esporte divulgados pelas mídias surge os ídolos e mitos que passam a ser exemplos de muitos jovens e crianças que passam a sonhar com uma carreira esportiva e em se tornar uma celebridade.
Más o propósito do ensino dos esportes coletivos não é especializar ou criar jogadores profissionais, mais sim mostrar as possibilidades que os jogos podem trazer para nós, que eles sejam capazes de compreender os sistemas de jogo e as táticas mais elaboradas o que torna os jogos mais interessantes e bem mais estruturados, e que através do esporte é possível adquirir mais autonomia, consciência e qualidade e que todos podem praticar independente da idade.
Através da pratica dos esportes coletivos é possível melhorar e aperfeiçoar as habilidades motoras, na proposta curricular é sugerido o ensino dos seguintes esportes coletivos: Futsal, o Handebol, o Basquete, o Voleibol, o Futebol de Campo, e outras modalidades menos conhecidas.
O Esporte Coletivo é composto por dois times que disputam o controle da bola, utilizando de técnica e tática para levar a bola ao outro lado da quadra e assim conseguir marcar o ponto, e ao mesmo tempo proteger seu próprio lado e impedir o time adversário de marcar o ponto, ou seja, a técnica não existe sem a tática e visse versa, e o que acontece durante uma partida de jogo depende da situação e das exigências que será cobrado de cada jogador e suas forma de compreender e buscar uma forma de ganhar a partida.

·         4. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - A IMPORTANCIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NA INICIAÇÃO ESPORTIVA.

O esporte como atividade física para o desenvolvimento físico infantil é muito importante, pois é través dessas atividades que desenvolvemos e aprimoramos as habilidades psíquicas e sociais das crianças e adolescentes, e quanto mais jovens forem estimulados a praticas esportivas, um adulto mais consciente ele se tornaram de seu bem estar físico e mental, e assim será um adulto mais ativo e saudável, mas para que isso aconteça é necessário que eles participem dessas aulas, e que essas aulas sejam destinadas as necessidades das crianças de acordo com a faixa etária.
A criança na fase de iniciação esportiva precisa vivenciar o maior número de experiências motoras possíveis, e não de um treinamento especifico precoce, ou seja, a criança precisa se movimentar livremente de forma a contribuir para seu desenvolvimento.
Na escola cabe o professor conduzir e orientar os alunos, utilizando os esportes coletivos para desenvolver a relação social e junto com os alunos buscar compreender a consciência de seus atos e de suas opiniões e reflexões e da importância da formação integra do individuo para que em um futuro próximo possam contribuir para a transformação da sociedade para como um todo e assim poder ter uma vida mais equilibrada e saudável.

·         5. Metodologia do ensino dos esportes coletivos: Iniciação esportiva universal, aprendizado incidental ensino intencional.

O ensino incidental é quando a criança aprende sozinha, já o ensino intencional é quando um professor dá as orientações e ajuda no aprendizado da criança, essa pesquisa trás para nós um maior conhecimento sobre essa proposta que pode ser utilizada não só na escola como em escolinha e clubes também.
Para que isso aconteça é necessário que já motivação e mobilização de alunos e professores com o objetivo de criar e divulgar novas culturas esportivas, utilizando uma visão sistêmica e dinâmica do processo pedagógico, com o método incidental – intencional e acompanhado com a opção metodológica para os esportes coletivos, não utilizando esse método de ensino para a seleção de talentos e/ou para criação de modelos de campeão.
Deve-se considerar no processo ensino aprendizagem dos esportes, a características culturais e sociais da população, bem como a evolução do referencial tático e técnico, utilizando-se do principio de aprender jogando (ênfase nos processos incidentais de aprendizagem) e jogar para aprender (ênfase os processos formais de aprendizagem), existe também os métodos tradicionais (analítico, global, misto), tudo isso para facilitar o aprendizado, mas as crianças já aprendem brincando livremente em diferentes espaços com o objetivo de se divertirem, mas essa proposta não visa o ensino – aprendizagem focando o ensino usando um modelo analítico ou no desenvolvimento de habilidades isoladas, por isso a proposta de aprendizagem intencional e incidental.
A proposta sugere um ensino onde a aprendizagem da tática seja o destaque, e que o ensino dos fundamentos ou das técnicas especificas de cada modalidade seja uma conseqüência adquirida alongo dos treinos, usando aprendizagem incidental, do jogar para aprender e posteriormente se aprender jogando, dando suporte para a iniciação esportiva universal.

·         6. Método de Ensino nos Jogos Esportivos.

O esporte deve ser ensinado de forma que a criança se sinta bem o realizando, respeitando sua individualidade e suas preferências esportivas, utilizando-se de métodos e de estratégias de ensino, que envolvem o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras, sem deixar de lado a motivação para o aprendizado e a complexidade das tarefas propostas, a proposta principal é que os jogadores aprendam os conceitos através das propostas de solução sem dizer-lhes diretamente, ou seja, em que o aluno seja o construtor de seu próprio aprendizado.
Através do esporte coletivo é possível trabalhar varias situações imprevisíveis durante uma partida, e través dela incentivar os jogadores a buscarem suas próprias soluções, permitindo assim uma melhor adaptação dos alunos naquele tipo de situação, utilizando-se dos fundamentos técnicos e táticos deforma mais estruturada com objetivo de criar uma defesa e um contra ataque mais efetivo, visando uma aprendizagem construtiva.

·         7. O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS - AS COMPETENCIAS ESSENCIAIS E A LÓGICA DO JOGO EM MEIO AO PROCESSO ORGANIZACIONAL SISTEMICO .

Através dos jogos esportivos coletivos aprende-se ao longo do seu processo de ensino de forma coerente criar e aprimorar as diversas especialidades do conhecimento, esporte permite compreender os processos organizacionais e sistêmicos, através da interação pratica com o ambiente de jogo e por meio dele desenvolver as competências essenciais a partir das diferentes matrizes de jogo.
Ás matrizes possibilita que o jogo seja manipulável, permitindo sua divisão para melhor planejamento e periodização e dessa forma cria-se a possibilidade de qualquer pessoa ingressas em um novo esporte. Mas nunca se esquecer de que os jogos esportivos coletivos possui suas próprias lógicas o que permite ser reconhecida independente de onde se é jogada ou quem quer que a jogue, só pelo simples fato de a estar jogando.
O ensino dos jogos esportivos coletivos não podem se resumir no ensino e treinamento de técnicas e gestos específicos separadamente de seu contexto, pois o jogo é coletivo deve abranger todo o universo de jogos, e por sua vez criar e compartilhar suas varias formas de conhecimentos neles contidos.


·         8. O ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS - METODOLOGIA PAUTADA NA FAMÍLIA DOS JOGOS.

O jogo pode ser classificado, más não podemos generalizar, pois o jogo possui seus próprios sistemas, e suas próprias regras. Suas principais características são: é aberto a todos, participa quem quer, o que caracteriza o jogo é sua simplicidade e diversão, suas regras permitem a diversão ordenada em meio á desordem, o jogo tem inicio e fim nele mesmo, e estimula a auto superação dos participantes, em meio á ludicidade, o jogo proporciona tensão, incerteza e imprevisibilidade durante sua realização, criando situações inesperadas que facilitam o aprendizado, proporcionando aos jogadores a sensação agradável de alegria e descontração.
O jogo possui dois lados: o lúdico e o sério, tem regras claras más ao mesmo tempo é dotado de imprevisibilidade, sua organização é ordenada, apesar de apresentar certa desordem, podemos perceber então que o jogo possui sua própria complexidade e os esportes coletivos também não são diferentes, pois os esportes também proporcionam situações de imprevisibilidade e instabilidade, ordem e desordem, a proposta é desenvolver os esportes a partir de uma nova tendência, ou seja, sair do tradicionalismo.
Propõe-se então utilizar o jogo como uma ferramenta para o ensino dos esportes coletivos, ou seja, utilizando-se do esporte escolhido e de suas característica o professor deve analisar e criar um ambiente onde possibilite que os alunos joguem plenamente, mas o jogo deve ser planejado de forma sem perder os aspectos lógicos dos esportes coletivos.

·         11. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos para o ensino dos esportes coletivos.

Os jogos de equipe e usados na mídia e inseridos na sociedade tem sua complexidade, mas é diferente da utilizada com os jogadores de alto rendimento, o desenvolvimento desses esportes na sociedade visa o desenvolvimento de atividades e situações de imprevisibilidade que saiam do cotidiano, que visam o ensino aprendizagem através dos estímulos simples ao complexo, sem o buscar a especialização precoce,
Deve-se contribuir para o desenvolvimento do pensamento critico, e que os jogadores sejam capazes de entender e solucionar as situações problemas que possam se deparar nos jogos, possibilitando a compreensão do contexto técnico e tático, através da interpretação de tais situações.
Os jogadores devem ser capazes de se adaptarem as situações de imprevisibilidade, e ter a capacidade de tomar a melhor decisão baseada nas ações naquele momento, independente de sem uma ação ofensiva ou defensiva,  o ensino deve abordar o esporte coletivo em um todo, tanto aos aspectos de iniciação até os de alto nível, devem partir o ensino dos fatores e situações problemas que contemplem a aleatoriedade dos eventos e a imprevisibilidade das ações que podem ocorrer dentro e fora de uma situação rela de jogo.

·         12. Situações de jogo como fonte de “stress” em modalidades esportivas.

O estresse é muito explorado na área da psicologia esportiva, e a pesquisa buscou encontrar as principais fontes geradores de stress, que foram: errar em momentos decisivos, perder jogo praticamente ganho, repetir os mesmos erros, cometer erros que causem a derrota da equipe, e que chegou-se a conclusão que essas situações podem refletir no desempenho dos atletas, e que essas informações podem proporcionar ferramentas que possibilitem a redução dessas situações durante uma partida de jogo.
E que essas situações de stress estão relacionadas a três fatores: competência individual, competência coletiva e a pessoas importantes, a importância as competência seja ela individual ou coletiva foi a mais expressa na pesquisa, sugere-se então que um treinamento psicológico seria um suporte importante para os atleta, e assim um atleta bem preparado tanto fisicamente como psicologicamente estaria em melhores condições de superar ou encarar essas situações de stress de forma mais eficiente.

26 de nov. de 2016

BORA ESTUDAR...!!!

MATERIAL DE SEGUNDA FEIRA
- MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE HUMANA

Eu recomendo a leitura de tudo, leitura das anotações que realizaram no caderno e dos materiais digitais fornecidos pelo professor.

MATERIAL DE TERÇA FEIRA
- METODOLOGIA DO ENSINO E TREINAMENTO

Eu recomendo a leitura das anotações que realizaram no caderno e leitura do material digital fornecido pelo professor.
*artes marciais = professor. https://drive.google.com/
*TEXTO: LUTAS - CONCEITOS BÁSICOS http://educacaofisicanamente.blogspot.com.br/

MATERIAL DE QUARTA FEIRA
- ORGANIZAÇÃO E TEORIA DO TREINAMENTO COLETIVO

Recomendo a leitura do artigo 11 ao 23.

MATERIAL DE QUINTA FEIRA
- SAÚDE COLETIVA

Leitura e analise de todo material fornecido em aula.

MATERIAL DE SEXTA FEIRA
- MUSCULAÇÃO

Recomendo a leitura e analise dos slides:
*fadiga muscular.
*nutrição e suplementação.
E das anotações realizadas em aula no caderno.

25 de nov. de 2016

25/11/16 - MUSCULAÇÃO

Não teve aula, o professor revisou os TCC's

22 de nov. de 2016

22/11/16 - Metodologia do Ensino e Treinamento

DEMONSTRAÇÃO DE ARTES MARCIAIS...!!!

ACADEMIA: ASIAM BUDO.
COM APRESENTAÇÃO DE:
* TAEKWONDO
*AIKIDO

Endereço: Av. Ten. Urias Emigídio Nogueira de Barros, 415
Vila: Nova Itapetininga, Itapetininga - SP, 18203-260
Telefone: (15) 3271-2275

21 de nov. de 2016

21/11/16 - Métodos de Avaliação e Performance Humana

CHEGUEI ATRASADA NESSE DIA, NÃO ENTENDI NADA DO QUE O PROFESSOR ESTAVA EXPLICANDO...!!!

ENADE: INFORMAÇÕES SOBRE O GABARITO E O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE....!!!

ATENÇÃO...!!!

Gabaritos

O gabarito das questões objetivas será divulgado na quarta-feira, 23 de novembro, no portal.inep.gov.br
A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente.

Questionário do Estudante

 Todos os participantes têm até 30 de novembro para preencher o Questionário do Estudante, exclusivamente pelo Sistema Enade. O questionário é obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no Enade 2016. 
Caso o estudante não preencha o instrumento, será considerado irregular e não poderá colar grau.



18 de nov. de 2016

18/11/16 - MUSCULAÇÃO

Não teve aula, o professor revisou os TCC's

17 de nov. de 2016

17/11/16 - SAÚDE COLETIVA

NESSA AULA A PROFESSORA FALOU SOBRE: GESTAÇÃO

ENCADERNAÇÕES - NOSSA SENHORA APARECIDA / ITAPETININGA

QUEM ESTIVER INTERESSADO EM MANDAR ENCADERNAR O TCC NA CIDADE DE ITAPETININGA, 

EU ME VOLUNTARIO PARA LEVAR E BUSCAR O TCC NA EMPRESA "N. Sra. Aparecidada", POR $25,00 ATÉ O DIA 02/12/2016. 

DEPOIS DESSE DIA É $50,00.

************************************************
"N. Sra. Aparecidada" COBRA PARA ENCADERNAR: 
R$ 40,00.

CASO ENVIE POR E-MAIL, CD OU PENDRIVE, A IMPRESSÃO É DE:

R$ 0,20 - IMPRESSÃO EM PRETO E BRANCO;
R$ 0,50 - IMPRESSÃO COLORIDA.

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Para mais informações:

Wagner - Isabel
wagner_ap@ig.com.br

Rua Santana, 32 - Vila Santana
Tel: (15) 3272-9228 - (15) 9 9771-9721
Itapetininga - SP

14 de nov. de 2016

14/11/16 - Métodos de Avaliação e Performance Humana

NÃO TEM AULA...!!!
EMENDARAM COM O FERIADO DO DIA 15/11/16...!!!

11 de nov. de 2016

11/11/16 - MUSCULAÇÃO

O PROFESSOR FALOU SOBRE: LESÕES E RECUPERAÇÕES.

10 de nov. de 2016

10/11/16 - SAÚDE COLETIVA

NESSA AULA A PROFESSORA FALOU SOBRE: DEMÊNCIA / DEPRESSÃO.

8 de nov. de 2016

08/11/16 - Metodologia do Ensino e Treinamento

O PROFESSOR PASSOU UMA QUESTÃO PARA REFLETIR...!!!

ACONSELHO LER:

O SLIDE DA AULA DO DIA 18/10. E O TEXTO: LUTAS - CONCEITOS BÁSICOS, DISPONÍVEL EM:<http://educacaofisicanamente.blogspot.com.br/>

Bons estudos...!!!

7 de nov. de 2016

07/11/16 - Métodos de Avaliação e Performance Humana

MÉTODOS DE TREINAMENTO:

  • Continuo ou de duração;
  • Intervalado extensivo;
  • Intervalado intensivo;
  • Continuo.
MÉTODOS FRACIONADOS OU INTERMITENTES:
  • Intervalos Curtos (15' á 80' seg.)
  • Intervalos Médios (1' á 8' min.)
  • Intervalos Longos (8' á 15' min.)

Teste de Cooper 12'min. = Vo2 máx.

Atividade prática: Planejar um treino.

EXEMPLO:
FONTE DAS IMAGENS: GOOGLE 

3 de nov. de 2016

03/11/16 - SAÚDE COLETIVA

Só lembrando que hoje não tem aula....!!!!

31 de out. de 2016

31/10/16 - Métodos de Avaliação e Performance Humana

NÃO TEVE AULA!!!

MAS FOI ADIANTADO A AULA DE QUINTA FEIRA.....!!!



Quinta-feira não terá aula....!!!

28 de out. de 2016

28/10/16 - MUSCULAÇÃO

NESSA AULA FALOU SOBRE: TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS.

27 de out. de 2016

27/10/16 - SAÚDE COLETIVA

AULA PRÁTICA: AFERIÇÃO DE PRESSÃO.
REVISÃO DO SISTEMA: CARDÍACO.

O CORAÇÃO

O coração é uma massa muscular cavitária, dividida em quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) para formar uma bomba aspirante (átrios) e outra propulsiva (ventrículos). Possui forma aproximadamente cônica com três bordas, três faces, uma base e um ápice, também conhecido como vértice. O ápice aponta para baixo, para frente e para a esquerda. O tamanho de um coração normal é de aproximadamente do punho do mesmo indivíduo.
O coração localiza-se assimetricamente na parte média da cavidade torácica, de maneira que sua maior parte se localiza à esquerda e uma menor parte à direita. Repousa sobre o diafragma entre os pulmões e esta recoberto pelo pericárdio. Ele possui três camadas que formam a sua parede: o endocárdio que reveste internamente o coração e que esta em contato direto com o sangue; o miocárdio que é a musculatura cardíaca; e o epicárdio que é uma parte do pericárdio e que reveste externamente o coração.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: <http://anatomiaonline.com/coracao/>

COMENTOU AINDA SOBRE A: PRESSÃO ARTERIAL, QUAL Á RELAÇÃO DO SÓDIO NA PRESSÃO, O SISTEMA NERVOSO CENTRAL E SUA FUNÇÃO PARA O SISTEMA CARDÍACO.

26 de out. de 2016

26/10/16 - Organização e Teoria do Treinamento Coletivo

DIA DAS FOTOS PARA FORMATURA....!!!!

DICA: LER E INTERPRETAR OS ARTIGOS DO 11 AO 23 PARA A ULTIMA AVALIAÇÃO...!!!

25 de out. de 2016

25/10/16 - Metodologia do Ensino e Treinamento

ACONSELHO LER O SLIDE DA AULA ANTERIOR...!!!

E ASSISTIR AOS VIDEOS A SEGUIR...!!!

Esse vídeo é bom de +....!!!

21 de out. de 2016

21/10/16 - MUSCULAÇÃO

NESSA AULA ELE FALOU SOBRE: CRIANÇAS - TREINAMENTO DE FORÇA.

20 de out. de 2016

20/10/16 - SAÚDE COLETIVA

Só lembrando que hoje não tem aula....!!!!

20/10/16 - LIBERAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DO ENADE....!!!!

 TODOS OS ALUNOS DO 8º MÓDULO SERÃO INSCRITOS NO "ENADE - 2016".

 TODOS DEVEM ASSINAR A LISTA DE CONFIRMAÇÃO DE QUE ESTÃO CIENTES DESSAS INFORMAÇÕES.

 TODOS DEVEM ESTAR ACESSANDO O SITE: http://portal.inep.gov.br/  PARA O ACOMPANHAMENTO DA INSCRIÇÃO E PARA ESTAR PREENCHENDO O "QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE".

Questionário do Estudante
O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.
O concluinte habilitado a participar do Enade 2016 poderá acessar a informação sobre seu local de prova após o preenchimento do Questionário, quando será permitida a impressão do Cartão de Informação do Estudante. O concluinte que não responder ao Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.
O Questionário do Estudante 2016 deve ser preenchido no período de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016, no Sistema Enade
Caso tenha problemas de acesso ao sistema, favor entrar em contato por meio do Fale Conosco. Abra uma demanda, especificando qual é a sua dificuldade.
  QUEM AINDA TIVER QUALQUER DUVIDA PODE ESTAR ME PROCURANDO OU O PROF. ROBERTO, CASO NÃO CONSIGA ENTRAR EM CONTATO COM NENHUM DE NÓS, ACESSE O MANUAL DO ENADE:

Manual do Enade
  • 2016 (atualizado em 01/07/2016)
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FINALIZAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO:

19 de out. de 2016

19/10/16 - Organização e Teoria do Treinamento Coletivo

Próxima Aula: ter em mãos os artigos para debate, depois das fotos para a formatura...!!!!

18 de out. de 2016

18/10/16 - Metodologia do Ensino e Treinamento

SLIDE: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DICA: REALIZAR A LEITURA E ANALISE DO CONTEÚDO INSERIDO NO SLIDE.

17 de out. de 2016

17/10/16 - Métodos de Avaliação e Performance Humana

NÃO TEVE AULA!!!

MAS FOI ADIANTADO A AULA DE QUINTA FEIRA.....!!!



Quinta-feira não terá aula....!!!

14 de out. de 2016

13 de out. de 2016

13/10/16 - SAÚDE COLETIVA

VIOLÊNCIA: Um Complexo.
FENÔMENO SÉRIO: Cultural Universal.

11 de out. de 2016

11/10/16 - Metodologia do Ensino e Treinamento

O PROFESSOR DESENHOU NO QUADRO UM DIAGRAMA, E RESUMIU ALGUMAS PARTES DO LIVRO: 

PEDAGOGIA DO ESPORTE APLICADO ÁS LUTAS.
DE: Mauro Breda/ Larissa Galatti/ Alcides José Scaglia e Roberto Rodrigues Paes


10 de out. de 2016

10/10/16 - Métodos de Avaliação e Performance Humana

AULA TEÓRICA: REVISÃO E RETIRADA DE DUVIDAS.
AULA PRÁTICA: ACADEMIA.

TESTE DE RM.
VOLUNTÁRIO: WANDERLEY (PESO CORPORAL - 80Kg.)

                                     5 min. de aquecimento na esteira.

Aqc. 5 rep. 50%  15kg cada lado da barra (Total 40kg.)
         3 rep. 70%  23kg   //      //     //     //   (Total 56kg.)
         1 rep. 90%  31kg   //      //     //     //   (Total 72kg.)
*Obs. com intervalo de 2" min. entre uma repetição e outra.

TESTE RM.

1 rep. 35kg. cada lado da barra (Total de 80kg.)
1 rep. 37kg.   //      //     //     //    (Total de 84kg.)
1 rep. 36kg.   //      //     //     //    (Total de 82kg.)
*Obs. teste realizado com intervalo de 3" min. entre uma repetição e outra.

TESTE DE SUB-MAX. (c/carga fixa)

1º TENTETIVA:      20 rep.
2º TENTATIVA:      11 rep.
3º TENTATIVA:      09 rep.

TOTALIZANDO:    40 repetições.
TOTALIZANDO O PESO DA CARGA: 2.320kg.

*Obs. teste realizado com um intervalo de descanso de 2"min. entre cada tentativa.

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Teste realizado á 70% de 82kg. obtido do teste RM.
82 X 0.7 = 58kg.

58kg - 10kg da barra = 48kg.

48kg. / 2 = 24kg em cada ponta da barra.

7 de out. de 2016

07/10/16 - MUSCULAÇÃO

EXPLICAÇÃO DA PROVA E DEBATE ORAL...!!!

6 de out. de 2016

06/10/16 - SAÚDE COLETIVA

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL

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LEMBRANDO QUE DIA 20/10 É AULA PRÁTICA...!!!

AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL.

5 de out. de 2016

05/10/16 - Organização e Teoria do Treinamento Coletivo

Só lembrando que cada aula que passa é computado a leitura de 2 arquivos por aula!


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Quarta-feira , 15 de Outubro (Feriado Nacional)
Comemoração da Nossa Sra. Aparecida!

Não tem aula....!!!