========================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
Na aula anterior ela passou algumas perguntas para respondermos.
Voltando a manteria da aula:
*Começou passando mais uma questão para que nós respondermos.
Como o técnico se comunica em campo?
R:...........................................
Explicou o que significa a "Comunicação", e passou 3 questões para respondermos com relação a sua explicação.
E deu um trabalho em grupo para analisarmos se á também dificuldades de comunicação escrita.
E mostrou um texto bem divertido, com relação a comunicação dentro de uma empresa.
Comunicação interna
De: Diretor Presidente
Para: Gerente
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 hs, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu - sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.
***
De: Gerente
Para: Supervisor
Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17 hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.
***
De: Supervisor
Para: Chefe de Produção
A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.
***
De: Chefe de Produção
Para: Mestre
Na sexta-feira, às 17 hs, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.
***
De: Mestre
Para: Funcionário
Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 hs, pois o manda-chuva (o Diretor) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.
***
Aviso para Todos
Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17 hs no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva
====================================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
Começou a aula corrigindo e comentando sobre o trabalho em grupo.
E em "power poite" passou um longo texto sobre a Comunicação e os Níveis de linguagem.
O que deu origem a língua portuguesa? R: O Latim
E que tem vários tipos de língua portuguesa, com variações de regiões a países, do mesmo modo entre as classes sociais.
Que a língua passou por muitas alterações no decorrer do tempo.
E que a diversidade na sua utilização, implicou o surgimento de diversos níveis de linguagem, é consequência de inúmeros fatores, como o nível sociocultural.
1> Pessoas que não frequentaram a escola. (ensino fundamental).
2> As situações de uso. (formal e não formal).
3> As culturas com sotaques mais acentuados. (Mineiros, Cariocas, Gaúchos, e Nordestinos,...).
4> E as variações históricas e tecnológicas. (Históricas: variações no vocabulário/ Tecnológicas: os termos exp. download).
Continuação da matéria:
CERTO, ERRADO OU ADEQUADO?
Processo de comunicação eficiente:
-O que vamos dizer? (mensagem)
-A quem se destina? (receptor)
-Onde? (local em que acontece o processo de informação)
-Como será transmitida a mensagem. (contexto)
E nos orientou que nunca devemos escrever do mesmo modo que falamos.
LÍNGUA ESCRITA E LÍNGUA FALADA.
FALA= gestos, olhar, expressões faciais...
ESCRITA= palavras, pontuações, concordâncias e orações...
ESTRUTURA DO TEXTO= divisão de parágrafos das palavras...
NÃO EXISTE SUPERIORIDADE DE UMA OU DE OUTRA.
São modalidades diferentes da língua que se realizam em contextos diferentes.
ATIVIDADES:
1) O que significa dizer que a língua é um conjunto de variedades?
a) A língua é um conjunto de variedades por que não faz sentido em situações diferentes.
b) Por motivos diversos:
>É diferente de região para região?
>Diversas classes seciais?
=======================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
Continuação da aula anterior:
ATIVIDADES:
1) O que significa dizer que a língua é um conjunto de variedades?
a) A língua é um conjunto de variedades por que não faz sentido em situações diferentes.
b) Por motivos diversos:
>É diferente de região para região?
>Diversas classes seciais?
>Variedade histórica?
c) De acordo com o texto, uma língua não é estática. Ela presenta variações regionais, sociais e históricas.
d) A língua-conjunto de variedades não apresentando forma estática e imutável e com variação regionais, histórias e social.
--------------------------------
2) O que significa pensar a língua em termos de adequação?
a) P/ser eficiente o sujeito deve pensar:
>O que vai dizer
>Quem vai ouvir
>Onde
>Como é a mensagem p/ser uma comunicação eficiente.
b) Pensar a língua em termos de adequação significa perceber que não há uma única forma de redigir a mensagem. Para que a comunicação seja eficiente, devemos ter em mente o que vamos dizer, a quem é dirigida a mensagem, onde ocorre o processo de comunicação e também como será transmitida a mensagem. Devemos adequar a linguagem aos diferentes contextos em que a comunicação pode ocorrer.
c) A língua não pode ser certa ou errada depende de vários fatores como o que dizer a quem, como e onde para correr a comunicação eficiente e não uma única forma correta ou incorreta.
d) A língua que falamos não se trata de estar certo ou errado mas devemos considerar a adequação para saber o que falar e onde dizer e também como para acontecer uma mensagem eficiente.
--------------------------------
Texto: Níveis de Linguagem.
ATIVIDADES:
1) Qual a posição defendida pelo professor Paulo Freire com relação a correção dos erros gramaticais na escola?
2) O comentário do jornal faz justiça ao pensamento d educador? Justifique sua resposta.
=======================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
Começou a aula resolvendo as atividades dadas no dia 12/03.
1) O que significa dizer que a língua é um conjunto de variedades?
a) A língua é um conjunto de variedades por que não faz sentido em situações diferentes.
b) Por motivos diversos:
>É diferente de região para região?
>Diversas classes seciais?
>Variedade histórica?
c) De acordo com o texto, uma língua não é estática. Ela presenta variações regionais, sociais e históricas.
d) A língua-conjunto de variedades não apresentando forma estática e imutável e com variação regionais, histórias e social.
--------------------------------
2) O que significa pensar a língua em termos de adequação?
a) P/ser eficiente o sujeito deve pensar:
>O que vai dizer
>Quem vai ouvir
>Onde
>Como é a mensagem p/ser uma comunicação eficiente.
b) Pensar a língua em termos de adequação significa perceber que não há uma única forma de redigir a mensagem. Para que a comunicação seja eficiente, devemos ter em mente o que vamos dizer, a quem é dirigida a mensagem, onde ocorre o processo de comunicação e também como será transmitida a mensagem. Devemos adequar a linguagem aos diferentes contextos em que a comunicação pode ocorrer.
c) A língua não pode ser certa ou errada depende de vários fatores como o que dizer a quem, como e onde para correr a comunicação eficiente e não uma única forma correta ou incorreta.
d) A língua que falamos não se trata de estar certo ou errado mas devemos considerar a adequação para saber o que falar e onde dizer e também como para acontecer uma mensagem eficiente.
Explicou porque de ser essas respostas, e deu continuidade a matéria.
Lemos sobre:
-a comunicação empresarial;
-comunicação entre alunos e instituição de ensino;
Explicou sobre a: comunicação, e o que é texto?.
E deu início a analise do texto:
A Revolução do Pós Papel
=======================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
-> Continuação do texto: O Avião que caiu Centenas de Vezes.
(Texto e questões tirado do "Power Point")
Existe a resposta cínica: É notícia, um desastre com tais proporções merece todo o destaque nos meios de comunicação. Sem cinismo, a resposta não seria tão fácil. Que é notícia, ninguém há de negar. Que os cidadãos devem ser informados sobre cada detalhe, também não se contesta. Mas o festival ininterrupto que perpetua o desastre na televisão não tem nada a ver com informação ou notícia.
É show. Soa mórbido, mas é isso mesmo: como o desfile das escolas de samba ou as Olimpíadas, as catástrofes se convertem em show de TV, com a diferença de que o Carnaval e as olimpíadas são shows pouco menos apelativos. A TV tem na informação jornalística um produto secundário. Seu negócio fundamental é o entretenimento. Daí a vocação para o espetáculo, o apelo à emoção.
Mesmo os documentários não podem fugir à obrigação de emocionar. É o critério da emoção que faz com que imagens que já não informam nada de novo sejam repetidas sem parar. O gol de placa tem replays ao longo da semana. A trombada que matou Ayrton Senna também. O objetivo é fazer durar a emoção. Por isso, na televisão, as tragédias não acontecem simplesmente: elas ficam acontecendo, num gerúndio interminável que não é o tempo dos fatos, mas o tempo das sensações.
Questões
1- Entrevistada num dos programas sobre o acidente, uma testemunha contou que estava no quarto quando vislumbrou as chamas pela janela.
A- viu nitidamente / B- viu de modo confuso
C- enxergou bem / D- entreviu sem dificuldade
2- Talvez o telespectador alegue algo parecido.
A- experimente / B- se decida por
C- apresente como pretexto / D- imagine
3-Quem vê pela televisão as mesmas imagens se sente imune.
A- parcial / C- responsabilizado
B- obrigado / D- isento
4 - Sem cinismo, a resposta não seria tão fácil.
A- É muito fácil responder sem sarcasmo.
B- Sem hipocrisia, a resposta seria mais difícil.
C- Responder de modo sarcástico não é tão fácil.
5- Soa mórbido, mas é isso mesmo . . .
A- parece doentio, por isso é assim mesmo. . .
B- Embora pareça doentio, é assim mesmo . . .
C- Apesar de soar mórbido, portanto é isso mesmo. . .
6- Qual o ponto de vista defendido pelo autor?
7- O autor pergunta:”Por que é que tem que ser assim?” e diz que duas respostas podem ser dadas.
A- Qual é a resposta cínica?
B- Qual é a resposta sem cinismo?
8- De acordo com o texto, qual a verdadeira vocação da TV?
9- Que outros exemplos, além da queda do avião da TAM, o autor oferece a fim de sustentar seu ponto de vista?
(Daqui em diante, oque for falado e explicado não cairá na prova.)
Falou e explicou sobre Coesão Textual, e mostrou a imagem do logo da TAM, do antes da tragedia e de como ficou depois da tragedia.
=========================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
CONTINUAÇÃO: Coesão Textual
Recursos que assegurem a coesão textual: Conjunção, preposição, pronomes, entre outro.
ATIVIDADE: Coesão Textual.
Texto 1)Organizar o texto de modo que de para intende-lo.Fonte: adaptado de superinteressante, Ago./2011.
+5 questões de múltipla escolha.
Texto 2)As línguas do Brasil
Árabe, iorubá, tupi, cantonês, catalão, provençal. A cada vez que você abre a boca para (A) o bom e velho português brasileiro, acaba soltando palavras dessas línguas e de outras trinta. Isso por baixo, já que ninguém sabe ao certo quantas línguas tiveram termos aportuguesados desde o ano 218aC, quando os romanos apareceram na Península Ibérica e começaram a (B) o que seria a língua portuguesa.
“ Todas as línguas e culturas do mundo (C ) do contato e do diálogo”, diz Caetano Galindo, professor de filologia da Universidade Federal do Paraná.
As palavras estrangeiras aportuguesadas são como fósseis: contam a história dos povos que (D) como quem falava a “língua de Camões”. Povos em florescimento artístico (E) termos sobre espetáculos e cultura. É o caso do italiano. Povos guerreiros (F) o nosso vocabulário sobre a guerra. “ Canivete”, “bando”, “trégua” e a própria “guerra” vieram dos bárbaros germânicos ( suevos e visigodos), que dominaram a Península Ibérica entre os séculos V e VII.
Os árabes, que (G) os germânicos em 711 e permaneceram na península por 300 anos, também entendiam de guerra e nos deram mais termos bélicos. Mas sua maior (H) ao português foi de termos relacionados à tecnologia - na época, sua civilização era tecnicamente muito superior à europeia. As novidades que eles levaram para a Europa ficaram (I) na língua: alicate, alicerce, azeite ( quase todas as palavras começam com a, pois eram faladas depois do artigo árabe al ).
Até a preposição “até” veio do árabe, um caso raro de empréstimo linguístico.
As línguas indígenas e africanas também (J) sua marca – as indígenas descrevem a natureza exuberante, para a qual os europeus literalmente não tinham palavras, e as africanas (K) nossa cultura, especialmente a religião e a culinária. Hoje, muita gente acha ruim a influência inglesa na língua. Nacionalismos à parte, esse pessoal vai ter que suar muito se quiser mesmo livrar o português do Brasil de todos os estrangeirismos.
Fonte: Leandro Narloch. Superinteressante,p.24, abril,2002
(A)dizer, contar, falar
(B) formar, fabricar, produzir
(C)Residem, vivem, experimentam
(D)Conviveram, ocorreram, aconteceram
(E) abandonaram, deixaram, permitiram
(F)Encheram, ocuparam, enriqueceram
(G)Expeliram, expulsaram, evacuaram
(H)Doação, contribuição e participação
(I)Registradas, mencionadas, retidas
(J)Abandonaram, deixaram, permitiram
(K)Mancharam, originaram, impregnaram
===========================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
1ª AVALIAÇÃO / COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
A prof. passou para a Stéfani 2 textos:
1)"Ser ou não ser";
2)"A televisão, primeira mídia de informação".
E pediu para avisar que é para ter o texto "As línguas do Brasil", pronto para comentarmos e corrigir, e ter em mãos o texto "A televisão, primeira mídia de informação", já disponível nos e-mails.
=======================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
Comentou sobre alguns erros graves da escrita e de junções, que os alunos cometeram, contra a pobre da língua portuguesa (`_´).
(Daremos mais informações na aula de quinta feira 2/ Maio.)
E começou um novo conteúdo (Em Power Poite).
-> TIPOS E FORMAS DE TEXTOS <-
Tipos e formatos: Ha sempre um determinado molde convencional para cada "espécie" de texto: quem vai escrever um molde, que vai ler identificar o molde.
-EXPOSIÇÃO (E um texto técnico, científico)
E mostrou alguns textos para identificarmos quais eram:
Os textos figurativos: descrição e narração.
FONTES PARA PESQUISA:
============================================
Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção
Pediu para que os alunos sugerissem questões, relacionadas aos textos: A Revolução do Pós Papel e Como Chegar ás Futuras Gerações?.
Pontos abordados:
->A questão de exercitar a leitura, o estimulo que favorece a memoria, e o melhoramento da concentração.
->E a questão da conservação da nossa historia, e como a tecnologia tem influenciado na escrita.
Comentou e explicou sobre:
-Os fatores para produzir bons textos;
-Quando e por que um texto está bem u mau escrito;
-Comparação e considerações;
E explicou um pouco sobre: A MÍDIA "O avião que caiu centenas de vezes" (Noticia da queda no avião da TAM, próximo ao aeroporto de Congonhas).