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2 de dez. de 2013

02/12/2013 - ESPORTE COLETIVO II - HANDEBOL


É um esporte coletivo com bola, jogado com as mãos,cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário num baliza de 3 x 2 metros defendida por um goleiro.É um esporte bastante dinâmico,divertido para quem joga e interessante para quem assiste devido,principalmente à velocidade das jogadas, e às ações do goleiro.

•Handebol pode ser praticado como:
•Handebol de Quadra;
•Handebol de areia;
•Mini-handebol;
•Handebol para terceira idade;
•Handebol em cadeira de rodas;
•Handebol de campo


HISTORIA:
É atribuído ao Professor Holger Nielsen em 1848 com o nome de HAANDBOLD na Dinamarca.
Em 1905 o Professor Kristof, na Checoslováquia formulou as regras do HAZENA.
No Uruguai ficou conhecido com Balón,por volta de 1911.
Todas essas denominações do Handebol tinham como características um jogo de sete jogadores para cada lado num campo de 45x30 metros com o objetivo de arremessar a bola em um arco de 3m x 2 m.


HANDEBOL DE CAMPO:
Era jogado num campo de futebol com onze jogadores de cada lado.
À partir de 1936 com a grande ascensão do Futebol e ainda influenciado por fatores climáticos,o Handebol passou a ser praticado em locais cobertos,o que implicou a criação de novas regras surgindo o HANDEBOL DE SALÃO.

O HANDEBOL DE SALÃO: 
Era disputado com 7 jogadores de cada lado em locais cobertos devido ao rigoroso inverno Europeu.


HANDEBOL DE AREIA:
Foi criado em 1993 na Itália sendo oficializado em 1995 num congresso da Federação Internacional de Handebol.


HANDEBOL NO BRASIL:
A prática do handebol no Brasil teve início na década de 1930,devido aos imigrantes europeus que aqui chegaram nas regiões do Sul e do Sudeste e praticavam muito o Handebol de Campo nas horas de lazer.
Sua popularidade começou em 1954 na cidade de Santos num curso internacional proferido pelo professor Augusto Listello.

CARACTERÍSTICAS DO JOGO:
O Handebol é um esporte coletivo, jogado com as mãos, por duas equipes de 14 jogadores, sendo 7 titulares e 7 reservas.Dos titulares 6 são jogadores de linha e 1 é o goleiro. 
A quadra de jogo mede 40 m de comprimento por 20 m de largura.

Cada partida tem duração de 60 minutos divididos em dois tempos de 30 minutos cada.
AS partidas também podem ter dois tempos de 20 minutos ou 25 minutos.


Algumas situações consideradas como FALTA:

•Dar mais de três passos com a bola na mão;
•Pisar na área do goleiro adversário com a bola;
•Retornar a bola para o goleiro, estando ele dentro da área de gol.
•Colocar em perigo um adversário com a bola;
•Puxar a bola, estando ela nas mão do adversário;
•Ter contato com a bola com qualquer do corpo abaixo do joelho

PUNIÇÕES E ADVERTÊNCIAS:
As punições no Handebol são bastante rígidas e variam desde advertência com cartão amarelo até a desqualificação com cartão vermelho.

Cartão amarelo (advertência): serve como advertência a um jogador, é usado em algumas faltas, por reclamação ou quando o jogador não deixa a bola no lugar após a marcação de uma falta pelo árbitro.

Exclusão(Dois minutos): o jogador que receber esta punição deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito à substituição, ou seja, seu time fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punição é dada a faltas violentas. O jogador também recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo.
Um jogador que for receber o terceiro “dois minutos” durante uma partida, ele é desqualificado do jogo como se tivesse recebido um cartão vermelho.

Cartão vermelho (desqualificação): quando um jogador receber um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra e não pode mais voltar para a partida. O time fica com um jogador a menos durante dois minutos e depois desse tempo pode completar o time com outro jogador.


A QUADRA - MEDIDAS

Quadra = 40 X 20 

Área de Gol = 6 metros 

Linha de Tiro Livre = 9 metros 

Linha de 7 metros = 7 metros 

Limitação de goleiro = 4 metros 

Área de Substituição = 4,5 metros 



A duração das partidas são determinadas conforme as categorias:
Igual ou acima de 17 anos – 2 x 30 min.

De 15 a 16 anos – 2 x 25 min.

12 a 14 anos – 2 x 20 min.

O intervalo será de 10 min. para todas as categorias.

TEMPO TÉCNICO:
Cada equipe tem o direito de receber um máximo de TRÊS tempos técnicos de um (1) minuto de duração. Em cada período de jogo cada equipe tem o direito de pedir um máximo de dois tempos técnicos.
Dentro dos últimos 5 minutos de tempo de jogo, somente um tempo técnico por equipe será concedido.

UNIFORME:
Todos os jogadores de quadra de uma equipe devem usar uniformes idênticos, os jogadores usados na posição de goleiros numa equipe , devem usar as mesmas cores, cores que diferem dos jogadores de quadra de ambas as equipes. 

As camisas devem ter números de 20 cm de altura nas costas e 10 cm na frente.
A numeração utilizada deve ser de 1 a 99.

Um Tiro Lateral é concedido quando a bola ultrapassa completamente a linha lateral ou a linha de fundo.
O Tiro Lateral é executado sem o apito do árbitro, pela equipe que não tocou por último na bola;
O executante deverá estar com um pé sobre a linha.
No handebol não existe a palavra “Escanteio”.

FUNDAMENTOS

•RECEPÇÃO
É a ação específica de receber, amortecer e reter a bola, de forma adequada nas diferentes posições. Deverá ser feita com as duas mãos.

•PASSE
É a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro, de forma correta,para facilitar a próxima ação.

•ARREMESSO
É a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário,com mais força,visando dificultar a ação do goleiro e assim “marcando um gol”.

•DRIBLE
É a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes,sem perder o controle da mesma estando o jogador parado ou em movimento.

•FINTA
É a ação que o jogador realiza de posse de bola ou não,com o objetivo de “enganar”,de desviar sua atenção e assim ter facilitada sua ação.

POSIÇÃO DOS JOGADORES:

•Armador Central; 

•Meia Direita; 

•Meia Esquerda; 

•Ponta Direita; 

•Ponta Esquerda; 

•Pivô; 

•Goleiro.


SISTEMA DE DEFESA 5 X 1:

Formada por duas linhas de defesa, uma com cinco jogadores próximo a linha de seis metros e a segunda com um jogador sobre a linha dos nove metros. O jogador avançado deve ser rápido e ágil. As suas tarefas são: não permitir arremessos de longa distância , evitar que seja feito um passe para o pivô e interceptar passes.

VANTAGENS:

Não permite arremessos de média e longa distância e possui um contra-ataque rápido ;
Eficiente contra arremessos de média e longa distância;
O pivô pode ser bem marcado;





SISTEMA DE DEFESA 6 X 0:

É um sistema que se caracteriza por apenas uma linha de defesa com os seis jogadores atuando próximos a linha dos seis metros e os mesmos deslocam-se de acordo com a trajetória da bola, para a direita , esquerda e para frente. O sistema básico de defesa, onde o time perde a bola e volta todos os jogadores para a defesa, alinhados entre sua área e linha de tiro livre(9 metros).

VANTAGENS:

Diminui os espaços junto à área de gol, dificultando o trabalho dos pivôs;
Não permite arremesso de curta distância e penetrações próximo a área de gol.




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