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13 de set. de 2014

19/09/2014 - PRATICA DE ENSINO - MODELOS DE COMO MONTAR UM PLANO DE ENSINO


1
MODELO PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: nomenclatura atual da disciplina
PROFESSOR: nome do professor responsável no período
NATUREZA DO CURSO: ATCE CÓDIGO: (não preencher) CARGA HORÁRIA:
EMENTA
Ler orientações abaixo.
OBJETIVO(S)
Ler orientações abaixo.
METODOLOGIA
Estratégia de ensino, tipos de aulas, propostas de trabalho etc.
PROGRAMA
Distribuição dos conteúdos em UNIDADES TEMÁTICAS a ser em abordadas ao longo da disciplina.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Tipos de avaliação e respectivas pontuações ou pesos: provas, trabalhos, testes, participação, frequência.
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
Composta de até CINCO (5) títulos.
Todos os títulos devem compor o acervo da biblioteca da FGV.
Referencia à obra, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Composta de 5 ou mais títulos.
Preferencialmente, os títulos devem compor o acervo da biblioteca da FGV.
Referencia à obra, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
2
Passos para a construção de EMENTAS
1º passo: DEFINIÇÃO da DISCIPLINA
A ementa consiste no resumo dos conceitos científicos ou aplicações prática de uma disciplina.
2º passo: CARACTERIZAÇÃO da FORMA
Apresentar de maneira NOMINAL os principais assuntos a serem abordados na disciplina (frases sem verbo);
Encadear temas de FORMA CONTÍNUA (não elencar itens um embaixo do outro);
Indicar os conteúdos conceituais ou procedimentais com expressões iniciadas por: "estudo de..."; "comparação entre...”; “análise de aspectos... relativos à (ao)...”; "pesquisa de..."; "estabelecimentos de relações entre...”; "crítica de...”;"produção de...”; "criação de...”; "participação em ...”; "interface entre...” etc.
Passos para a construção de OBJETIVOS
1º passo: TIPIFICAÇÃO de OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Expressa a principal questão a ser ensinada (meta final do ensino);


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Indica(m) o caminho a ser percorrido para alcançar o OBJETIVO GERAL. Referem-se aos assuntos complementares à que questão principal. Por isso, constituem-se passos mais curtos necessários à exploração do tema geral.
2º passo: DEFINIÇÃO dos CONTEÚDOS de ENSINO
Refletir sobre a relevância das informações/dados/fatos a ensinar;
Indagar sobre a(s) intenção (ões) do ensino:
O que pretendo obter com o ensino?;
O que busco alcançar com o ensino de...?
Quais informações/dados/fatos/conteúdos espero que o aluno aprenda? A que os conteúdos ensinados se aplicam?;
Traçar todos os passos necessários para que o OBJETIVO GERAL seja alcançado (cada passo consiste num objetivo distinto);
3º passo: CONSTRUÇÃO TEXTUAL dos OBJETIVOS
OBJETIVOS revelam uma AÇÃO, ao contrário da EMENTA que se apresenta de modo nominal;
3
Os objetivos apontam para a concretização de uma ação futura;
Exemplos (retirados ou adaptados da estrutura curricular do Direito Rio):
o“APRESENTAR os conceitos fundamentais da análise política
contemporânea”;
o“CRITICAR as principais vertentes teóricas que têm orientado a relação entre indivíduo e sociedade ao longo da história moderna”;
o“UTILIZAR o modelo da abordagem de ganhos mútuos na negociação, em diferentes contextos de uma organização”;
o“VISUALIZAR a forma jurídica adotada com mais frequência pela grande empresa”;
o“CONHECER o papel do juiz e do réu numa demanda, bem como a importância da instrução probatória no convencimento do juiz”.
OBJETIVOS e CONTEÚDOS de ENSINO
Processo didático caracteriza-se pela instauração das aprendizagens mediada por objetivos, conteúdos e métodos de ensino.
O Objetivos (para quê) antecipam os resultados e processos esperados.
O Conteúdos (o quê) formam a base da instrução dos objetivos e dos métodos.
O Métodos (como) concretizam as relações e condições do processo.
Referências para a formulação dos objetivos educacionais.
O Valores e ideais proclamados no currículo.
O Conteúdos básicos das ciências aplicadas – conceitos científicos.
O Necessidades e expectativas de formação cultural e acadêmica.
Estas referências não podem ser tomadas isoladamente.
A elaboração dos objetivos pressupõe uma avaliação crítica das referências utilizadas.
A importância dos objetivos educacionais:
O Os dois níveis de objetivos educacionais:
GERAIS – expressam propósitos amplos acerca do papel do ensino
(concepção);
ESPECÍFICOS – determinam exigências e resultados esperados da
atividade dos alunos (prática).
O trabalho docente é uma atividade que envolve convicções e opções sobre o destino dos homens e da sociedade.
O Que marcas pretendem-se deixar nos alunos?
O Que sujeito pretende-se formar?
Recomendações para a construção de
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O Especificar conhecimentos;
O Observar uma sequência lógica;
O Expressar os objetivos com clareza;
O Doar o grau de dificuldade;
O Formular os objetivos como resultados a atingir (visar uma atitude concreta por parte dos alunos);
O Indicar os resultados do trabalho dos alunos.


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MODELO PLANO DE ENSINO
DISCIPLINA: nomenclatura atual da disciplina
PROFESSOR: nome do professor responsável no período
NATUREZA DO CURSO: ATCE
CÓDIGO: (não preencher) CARGA HORÁRIA:
EMENTA
Ler orientações abaixo.
OBJETIVO(S)
Ler orientações abaixo.
METODOLOGIA
Estratégia de ensino, tipos de aulas, propostas de trabalho etc.
PROGRAMA
Distribuição dos conteúdos em UNIDADES TEMÁTICAS a serem abordadas ao
longo da disciplina.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Tipos de avaliação e respectivas pontuações ou pesos: provas, trabalhos, testes,
participação, frequência.
BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
Composta de até CINCO (5) títulos.
Todos os títulos devem compor o acervo da biblioteca da FGV.
Referencia à obra, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas
Técnicas.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Composta de 5 ou mais títulos.
Preferencialmente, os títulos devem compor o acervo da biblioteca da FGV.
Referencia à obra, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas
Técnicas.
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Passos para a construção de EMENTAS
1º passo: DEFINIÇÃO da DISCIPLINA
A ementa consiste no resumo dos conceitos científicos ou aplicações prática de uma
disciplina.
2º passo: CARACTERIZAÇÃO da FORMA
Apresentar de maneira NOMINAL os principais assuntos a serem abordados na
disciplina (frases sem verbo);
Encadear temas de FORMA CONTÍNUA (não elencar itens um embaixo do
outro);
Indicar os conteúdos conceituais ou procedimentais com expressões iniciadas
por: "estudo de..."; "comparação entre...”; “análise de aspectos... relativos à
(ao)...”; "pesquisa de..."; "estabelecimentos de relações entre...”; "crítica de...”;
"produção de...”; "criação de...”; "participação em...”; "interface entre...” etc.
Passos para a construção de OBJETIVOS
1º passo: TIPIFICAÇÃO de OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: expressa a principal questão a ser ensinada (meta final do ensino);
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: indica(m) o caminho a ser percorrido para alcançar o OBJETIVO
GERAL. Referem-se aos assuntos complementares à questão principal. Por isso, constituem-se
passos mais curtos necessários à exploração do tema geral.
2º passo: DEFINIÇÃO dos CONTEÚDOS de ENSINO
Refletir sobre a relevância das informações/dados/fatos a ensinar;
Indagar sobre a(s) intenção(ões) do ensino: O que pretendo obter com o ensino?; O
que busco alcançar com o ensino de...? Quais informações/dados/fatos/conteúdos
espero que o aluno aprenda? A que os conteúdos ensinados se aplicam?;
Traçar todos os passos necessários para que o OBJETIVO GERAL seja alcançado (cada
passo consiste num objetivo distinto);
3º passo: CONSTRUÇÃO TEXTUAL dos OBJETIVOS
OBJETIVOS revelam uma AÇÃO, ao contrário da EMENTA que se apresenta de modo
nominal;
3
Os objetivos apontam para a concretização de uma ação futura;
Exemplos (retirados ou adaptados da estrutura curricular da Direito Rio) :
o “APRESENTAR os conceitos fundamentais da análise política contemporânea”;
o “CRITICAR as principais vertentes teóricas que têm orientado a relação entre
indivíduo e sociedade ao longo da história moderna”;
o “UTILIZAR o modelo da abordagem de ganhos mútuos na negociação, em
diferentes contextos de uma organização”;
o “VISUALIZAR a forma jurídica adotada com mais frequência pela grande
empresa”;
o “CONHECER o papel do juiz e do réu numa demanda, bem como a importância
da instrução probatória no convencimento do juiz”.
OBJETIVOS e CONTEÚDOS de ENSINO
Processo didático caracteriza-se pela instauração das aprendizagens mediada por
objetivos, conteúdos e métodos de ensino.
o Objetivos (para quê) antecipam os resultados e processos esperados.
o Conteúdos (o quê) formam a base da instrução dos objetivos e dos métodos.
o Métodos (como) concretizam as relações e condições do processo.
Referências para a formulação dos objetivos educacionais.
o Valores e ideais proclamados no currículo.
o Conteúdos básicos das ciências aplicadas – conceitos científicos.
o Necessidades e expectativas de formação cultural e acadêmica.
Estas referências não podem ser tomadas isoladamente.
A elaboração dos objetivos pressupõe uma avaliação crítica das referências utilizadas.
A importância dos objetivos educacionais:
o Os dois níveis de objetivos educacionais:
GERAIS – expressam propósitos amplos acerca do papel do ensino
(concepção);
ESPECÍFICOS – determinam exigências e resultados esperados da
atividade dos alunos (prática).
O trabalho docente é uma atividade que envolve convicções e opções sobre o destino
dos homens e da sociedade.
o Que marcas pretendem-se deixar nos alunos?
o Que sujeito pretende-se formar?
Recomendações para a construção de OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
o Especificar conhecimentos;
o Observar uma sequência lógica;
o Expressar os objetivos com clareza;
o Dosar o grau de dificuldade;
o Formular os objetivos como resultados a atingir (visar uma atitude concreta
por parte dos alunos);
o Indicar os resultados do trabalho dos alunos.

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