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22 de out. de 2014

22/10/2014 - MODELO DE PLANO DE ACDs - Damas

Atividades Curriculares Desportivas-ACDs


PLANO DE ACD’s
PROFESSOR(A): ???
MODALIDA: Damas
CATEGORIA: Mirim
GENERO: Mas. e Fem.
Nº DE AULAS: 14

PROGRAMAÇÃO:
Desenvolver o Jogo Damas 3 vezes por semanais, entre os alunos de 11 á 14 anos do ensino fundamental II.

Trabalhando desde o básico até o aperfeiçoamento, onde o aluno ao final desse plano será capaz de planejar e montar estratégias de jogo de forma rápida e desenvolver o raciocínio logico, tendo como finalidade a formação de atletas para participar de eventos dos mais variados níveis.

OBJETIVOS:
Mostrar para os alunos as regras e fundamentos do jogo de damas através de vídeos aulas, aula teórica e pratica também mostrar algumas partidas oficiais de damas, dando assim uma noção básica para a iniciação pratica na aula.
Desenvolver a prática do jogo damas e aperfeiçoar suas capacidades cognitivas e desenvolver as qualidades tais como: paciência, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança e principalmente, a sublimação da agressividade.

CONTEÚDOS:
O jogo damas desenvolve essencialmente o lado cognitivo além de aperfeiçoar a Concentração, Memória, Visualidade, Precisão, Imaginação.

Regras do Jogo de Damas

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casam alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.
O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir cercar ou capturar o inimigo ganha a partida. O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura. No início da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e, nas três últimas, as peças pretas. A peça movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para frente, e uma casa de cada vez.
A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente é permitido também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.
A peça que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a "damas", peça de movimentos mais amplos que a simples peça. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor. A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que se movimentam apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal. Quando na casa contígua a uma peça houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal, a peça tomá-la-á passando para a citada casa vaga. Assim, a peça toma para frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado da peça. Se após a tomada de uma peça, a circunstância se repetir, a peça continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este movimento tomado em cadeia. Se, nas diagonais da casa de partida da dama, houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama tomá-la-á passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em cadeia.
A tomada é obrigatória. A peça e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria). A peça que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a peça que, numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.
As brancas têm sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem alternadamente aos dois parceiros. O lance é executado quando se leva diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta.
O lance está completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa para outra. Se o jogador, a quem cabe efetuar o lance, tocar: uma de suas peças deverá jogá-la; e, várias de suas peças, o adversário terá o direito de designar qual a peça, dentre as tocadas, que deverá ser jogada.
Nota: se nenhuma dessas peças puder ser jogada legalmente, não haverá penalidade, entretanto, a reincidência é passível de punição.
A partida termina empatada quando: os dois parceiros concordarem com o empate; a partir de qualquer ponto da partida, ocorrer 20 lances sucessivos de Damas, sem tomada ou deslocamento de pedra; uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance, deverá o interessado reclamar o empate, antes que a posição se modifique (esta regra só vale se a partida estiver sendo anotada em uma planilha); e, na luta de três damas contra uma, o lado maior não conseguir obter vitória em vinte lances. O jogo termina em empate.
Aula
É importante lembrarmos que o jogo de damas deve ser ensinado passo a passo para os iniciantes, para termos uma base de como iremos desenvolver o jogo de damas com a criança dependera se já há algum conhecimento anterior ou não, atento também para a faixa etária da criança que for aplicar as aulas.

Materiais: Tabuleiro e peças

2 aulas: Conversar com os alunos sobre o que será feito mostrar algumas combinações básicas ver se os alunos entendem e compreendem o que esta sendo passado para eles.

E propor algumas rodadas para verificar e solucionar as dúvidas.

2 aulas: Deixa-los à vontade para se relacionarem e escolherem seus adversários, também procurar estar sempre trocando seus adversários para assim tendo novos desafios e novas aprendizagens de diferentes tipos de experiências de jogar um contra o outro.

E propor algumas rodadas para verificar e solucionar as dúvidas.

2 aulas: Conversar individualmente com cada aluno para saber qual foi a dificuldade e também buscar tirar as duvidas de cada aluno.

Realizar partidas rotativas.

1 aula: Propor rodadas eliminatórias, simulando um campeonato.

1 aula: Assistir vídeo de uma partida e buscar saber qual foi o movimento que a pessoa que perdeu fez com que suas chances de vitória se tornassem zero.

Realizar partidas rotativas e conversar individualmente com cada aluno que perder sua partida para saber qual foi á dificuldade.

6 aulas: Realizar partidas de aperfeiçoamento da técnica de cada aluno visando participar de eventos dos mais variados níveis.

AVALIAÇÕES:
Avaliar diariamente como o aluno interage com os colegas e como ele encara o jogo damas, suas ações e jogadas, verificar seu nível de entendimento e compreensão sobre regras e criação de estratégias de jogadas.
Avaliar individualmente questionando-o sobre o que está sendo trabalhado não está de difícil compreensão, e o que poderia ser melhorado.



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