PESQUISE USANDO AS DATAS DAS MATÉRIAS:
31 de dez. de 2016
5 de dez. de 2016
LEITURA E ANALISE DE 23 ARTIGOS...!!!
Curso de Educação Física (Bacharelado) – 8º Módulo
Leitura e analise de artigos...!!!
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1. Métodos de Ensino – Esportes coletivos
Trás informações sobre as técnicas de como transmitir
os conhecimentos sobre os esportes coletivos, mostrando a diferença entre a Técnica: que é o desenvolvimento e
aperfeiçoamento de um movimento ou habilidade e a Tática: que é a analise e solução das dificuldades e a compreensão
de como e quando fazer uso dela, e fala sobre os princípios que são:
·
Princípio Analítico: que sugere a divisão os movimentos em partes e desenvolver-lo do fácil
para o difícil, trabalhando o esporte de forma gradativa e o aproximando aos
poucos da realidade do jogo.
As vantagens de desenvolver esse princípio são: a
correta execução dos movimentos, facilidade na correção e avaliação, diminuição
dos conflitos e maior experiências motoras.
E sua desvantagem é: aula pouco diversificada,
desenvolve a técnica e a tática de forma separada e reduz a improvisação,
criatividade e as trocas sociais.
·
Principio Global: é o ensino do jogo propriamente dito, ou seja, é trabalhar as situações
problemas próximas da realidade, trabalha a técnica e a tática junto o que
deixa o ensino complexo dando uma compreensão melhor sobre o porque de se fazer
aquilo naquele tipo de situação, esse principio é desenvolvido com a não-fragmentação
dos movimentos e gestos técnicos, permite que os alunos desenvolvam e completem
seus próprios gestos o que resultará no conteúdo final.
As vantagens de se desenvolver esse princípio são: os
alunos já iniciam jogando, suas habilidades motoras são trabalhadas no decorrer
do jogo, técnica e tática são desenvolvidas juntas, favorece as experiências de
jogo, as trocas sócias e não precisa de muito material.
Sua desvantagem é: muita informação para ser passada,
erro na execução dos movimentos e desfavorece a relação com a bola em alguns
momentos do jogo.
E fala sobre outras formas de se trabalhar e
desenvolver os jogos:
- jogos
adaptados: é a representação do jogo com regras modificadas, para a
facilitação da aprendizagem ou para a inclusão de outros jogadores.
- jogos
reduzidos: pode ser desenvolvido com espaços menores, com poucos jogadores
ou com tempo menor.
- jogo
formal: é o jogo tradicional com o
uso de suas regras originas, sem ser alterado.
É interessante desenvolver varias situações de jogo
incluindo problemas e dificuldades gradativamente para que eles próprios
resolvam, colocar diferentes tipos de marcações, trabalhar as mudanças de
níveis de dificuldades, usando o Métodos
Situacional: é possível se aproximar desde o inicio do jogo, usando as
regras formais e de ação do jogo, trabalhar e desenvolver as estruturas de
jogos, estruturando o ataque e a defesa, incorporação de táticas individuais e
de grupo.
· 2. Considerações sobre o processo de ensino
aprendizagem - Treinamento nos jogos esportivos coletivos de invasão.
Desenvolver
tal habilidade de conseguir prever quando e onde o adversário pretende atacar,
permite que o time se organize e planeje uma defesa e um contra ataque, podendo
assim reverter á situação e ganhar um ponto de vantagem.
Para
isso a duas formas de se trabalhar:
·
Tradicional –
que desenvolve as atividades de forma progressiva trabalhando as técnicas
fundamentais, antes de incluir os aspectos táticos dos jogos em situação real.
·
Situacional
Ativo – é quando se desenvolve as habilidades do jogo de forma lúdica,
incluindo a técnica e a tática com o contexto real do jogo.
O
que se tem notado é o desenvolvimento das técnicas do jogo separando a tática o
que dificulta sua aplicação pratica em uma partida de jogo real, focando o
ensino na realização motora de gestos mais sem o conhecimento prático de quando
e onde aplicar e como usar isso a favor do time.
Jogar
um jogo coletivo requer do jogador use sua inteligência e tenha a capacidade de
agir de forma autônoma, e para que isso ocorra é preciso buscar um equilíbrio
no ensino da tática e a técnica durante todo o jogo, o que se tem analisado é
que os professores tem se focado no ensino da técnica e deixado de lado a
tática acreditando que se melhorar a performance dos jogadores garantiram a
vitoria sendo que á tática pode ser o ingrediente que pode estar faltando para
que esse time possa conquistar sua vitória.
·
3. Esportes Coletivos.
Á
vários esporte coletivo, e sua pratica fornece o conhecimento para melhorar a
saúde física e mental dos estudantes, o esporte coletivo é um dos componentes
curriculares que compõe o ensino a aprendizagem da área da Educação Física e é
um dos componentes que mais motivam os alunos, atualmente existe muitos
esportes coletivos famosos que são altamente divulgados pelas mídias de
tele-comunicações, e esses esporte divulgados pelas mídias surge os ídolos e
mitos que passam a ser exemplos de muitos jovens e crianças que passam a sonhar
com uma carreira esportiva e em se tornar uma celebridade.
Más
o propósito do ensino dos esportes coletivos não é especializar ou criar
jogadores profissionais, mais sim mostrar as possibilidades que os jogos podem
trazer para nós, que eles sejam capazes de compreender os sistemas de jogo e as
táticas mais elaboradas o que torna os jogos mais interessantes e bem mais
estruturados, e que através do esporte é possível adquirir mais autonomia,
consciência e qualidade e que todos podem praticar independente da idade.
Através
da pratica dos esportes coletivos é possível melhorar e aperfeiçoar as
habilidades motoras, na proposta curricular é sugerido o ensino dos seguintes
esportes coletivos: Futsal, o Handebol, o Basquete, o Voleibol, o Futebol de
Campo, e outras modalidades menos conhecidas.
O
Esporte Coletivo é composto por dois times que disputam o controle da bola,
utilizando de técnica e tática para levar a bola ao outro lado da quadra e
assim conseguir marcar o ponto, e ao mesmo tempo proteger seu próprio lado e impedir
o time adversário de marcar o ponto, ou seja, a técnica não existe sem a tática
e visse versa, e o que acontece durante uma partida de jogo depende da situação
e das exigências que será cobrado de cada jogador e suas forma de compreender e
buscar uma forma de ganhar a partida.
·
4. EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR - A IMPORTANCIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NA INICIAÇÃO
ESPORTIVA.
O
esporte como atividade física para o desenvolvimento físico infantil é muito
importante, pois é través dessas atividades que desenvolvemos e aprimoramos as
habilidades psíquicas e sociais das crianças e adolescentes, e quanto mais
jovens forem estimulados a praticas esportivas, um adulto mais consciente ele
se tornaram de seu bem estar físico e mental, e assim será um adulto mais ativo
e saudável, mas para que isso aconteça é necessário que eles participem dessas
aulas, e que essas aulas sejam destinadas as necessidades das crianças de
acordo com a faixa etária.
A
criança na fase de iniciação esportiva precisa vivenciar o maior número de
experiências motoras possíveis, e não de um treinamento especifico precoce, ou
seja, a criança precisa se movimentar livremente de forma a contribuir para seu
desenvolvimento.
Na
escola cabe o professor conduzir e orientar os alunos, utilizando os esportes
coletivos para desenvolver a relação social e junto com os alunos buscar
compreender a consciência de seus atos e de suas opiniões e reflexões e da
importância da formação integra do individuo para que em um futuro próximo
possam contribuir para a transformação da sociedade para como um todo e assim
poder ter uma vida mais equilibrada e saudável.
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5. Metodologia do ensino dos esportes coletivos:
Iniciação esportiva universal, aprendizado incidental ensino intencional.
O
ensino incidental é quando a criança aprende sozinha, já o ensino intencional é
quando um professor dá as orientações e ajuda no aprendizado da criança, essa
pesquisa trás para nós um maior conhecimento sobre essa proposta que pode ser
utilizada não só na escola como em escolinha e clubes também.
Para
que isso aconteça é necessário que já motivação e mobilização de alunos e
professores com o objetivo de criar e divulgar novas culturas esportivas,
utilizando uma visão sistêmica e dinâmica do processo pedagógico, com o método
incidental – intencional e acompanhado com a opção metodológica para os
esportes coletivos, não utilizando esse método de ensino para a seleção de
talentos e/ou para criação de modelos de campeão.
Deve-se
considerar no processo ensino aprendizagem dos esportes, a características
culturais e sociais da população, bem como a evolução do referencial tático e
técnico, utilizando-se do principio de aprender jogando (ênfase nos processos
incidentais de aprendizagem) e jogar para aprender (ênfase os processos formais
de aprendizagem), existe também os métodos tradicionais (analítico, global,
misto), tudo isso para facilitar o aprendizado, mas as crianças já aprendem
brincando livremente em diferentes espaços com o objetivo de se divertirem, mas
essa proposta não visa o ensino – aprendizagem focando o ensino usando um
modelo analítico ou no desenvolvimento de habilidades isoladas, por isso a
proposta de aprendizagem intencional e incidental.
A
proposta sugere um ensino onde a aprendizagem da tática seja o destaque, e que
o ensino dos fundamentos ou das técnicas especificas de cada modalidade seja
uma conseqüência adquirida alongo dos treinos, usando aprendizagem incidental,
do jogar para aprender e posteriormente se aprender jogando, dando suporte para
a iniciação esportiva universal.
·
6. Método de Ensino nos Jogos Esportivos.
O
esporte deve ser ensinado de forma que a criança se sinta bem o realizando,
respeitando sua individualidade e suas preferências esportivas, utilizando-se
de métodos e de estratégias de ensino, que envolvem o desenvolvimento das
capacidades cognitivas e motoras, sem deixar de lado a motivação para o
aprendizado e a complexidade das tarefas propostas, a proposta principal é que
os jogadores aprendam os conceitos através das propostas de solução sem
dizer-lhes diretamente, ou seja, em que o aluno seja o construtor de seu
próprio aprendizado.
Através
do esporte coletivo é possível trabalhar varias situações imprevisíveis durante
uma partida, e través dela incentivar os jogadores a buscarem suas próprias
soluções, permitindo assim uma melhor adaptação dos alunos naquele tipo de
situação, utilizando-se dos fundamentos técnicos e táticos deforma mais
estruturada com objetivo de criar uma defesa e um contra ataque mais efetivo,
visando uma aprendizagem construtiva.
·
7. O ENSINO
DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS - AS COMPETENCIAS ESSENCIAIS E A LÓGICA DO JOGO
EM MEIO AO PROCESSO ORGANIZACIONAL SISTEMICO .
Através
dos jogos esportivos coletivos aprende-se ao longo do seu processo de ensino de
forma coerente criar e aprimorar as diversas especialidades do conhecimento, esporte
permite compreender os processos organizacionais e sistêmicos, através da interação
pratica com o ambiente de jogo e por meio dele desenvolver as competências
essenciais a partir das diferentes matrizes de jogo.
Ás
matrizes possibilita que o jogo seja manipulável, permitindo sua divisão para
melhor planejamento e periodização e dessa forma cria-se a possibilidade de
qualquer pessoa ingressas em um novo esporte. Mas nunca se esquecer de que os
jogos esportivos coletivos possui suas próprias lógicas o que permite ser
reconhecida independente de onde se é jogada ou quem quer que a jogue, só pelo
simples fato de a estar jogando.
O
ensino dos jogos esportivos coletivos não podem se resumir no ensino e
treinamento de técnicas e gestos específicos separadamente de seu contexto,
pois o jogo é coletivo deve abranger todo o universo de jogos, e por sua vez
criar e compartilhar suas varias formas de conhecimentos neles contidos.
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8. O ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS - METODOLOGIA
PAUTADA NA FAMÍLIA DOS JOGOS.
O
jogo pode ser classificado, más não podemos generalizar, pois o jogo possui seus
próprios sistemas, e suas próprias regras. Suas principais características são:
é aberto a todos, participa quem quer, o que caracteriza o jogo é sua
simplicidade e diversão, suas regras permitem a diversão ordenada em meio á
desordem, o jogo tem inicio e fim nele mesmo, e estimula a auto superação dos
participantes, em meio á ludicidade, o jogo proporciona tensão, incerteza e
imprevisibilidade durante sua realização, criando situações inesperadas que
facilitam o aprendizado, proporcionando aos jogadores a sensação agradável de
alegria e descontração.
O
jogo possui dois lados: o lúdico e o sério, tem regras claras más ao mesmo
tempo é dotado de imprevisibilidade, sua organização é ordenada, apesar de
apresentar certa desordem, podemos perceber então que o jogo possui sua própria
complexidade e os esportes coletivos também não são diferentes, pois os
esportes também proporcionam situações de imprevisibilidade e instabilidade,
ordem e desordem, a proposta é desenvolver os esportes a partir de uma nova
tendência, ou seja, sair do tradicionalismo.
Propõe-se
então utilizar o jogo como uma ferramenta para o ensino dos esportes coletivos,
ou seja, utilizando-se do esporte escolhido e de suas característica o
professor deve analisar e criar um ambiente onde possibilite que os alunos
joguem plenamente, mas o jogo deve ser planejado de forma sem perder os
aspectos lógicos dos esportes coletivos.
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11. Contribuições da concepção dos fenômenos complexos
para o ensino dos esportes coletivos.
Os jogos de equipe e usados na mídia e inseridos na
sociedade tem sua complexidade, mas é diferente da utilizada com os jogadores
de alto rendimento, o desenvolvimento desses esportes na sociedade visa o desenvolvimento
de atividades e situações de imprevisibilidade que saiam do cotidiano, que
visam o ensino aprendizagem através dos estímulos simples ao complexo, sem o
buscar a especialização precoce,
Deve-se contribuir para o desenvolvimento do
pensamento critico, e que os jogadores sejam capazes de entender e solucionar as
situações problemas que possam se deparar nos jogos, possibilitando a
compreensão do contexto técnico e tático, através da interpretação de tais
situações.
Os jogadores devem ser capazes de se adaptarem as
situações de imprevisibilidade, e ter a capacidade de tomar a melhor decisão
baseada nas ações naquele momento, independente de sem uma ação ofensiva ou
defensiva, o ensino deve abordar o
esporte coletivo em um todo, tanto aos aspectos de iniciação até os de alto nível,
devem partir o ensino dos fatores e situações problemas que contemplem a
aleatoriedade dos eventos e a imprevisibilidade das ações que podem ocorrer
dentro e fora de uma situação rela de jogo.
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12. Situações de jogo como fonte de “stress” em
modalidades esportivas.
O estresse é muito explorado na área da psicologia
esportiva, e a pesquisa buscou encontrar as principais fontes geradores de stress,
que foram: errar em momentos decisivos, perder jogo praticamente ganho, repetir
os mesmos erros, cometer erros que causem a derrota da equipe, e que chegou-se
a conclusão que essas situações podem refletir no desempenho dos atletas, e que
essas informações podem proporcionar ferramentas que possibilitem a redução
dessas situações durante uma partida de jogo.
E que essas situações de stress estão relacionadas a
três fatores: competência individual, competência coletiva e a pessoas
importantes, a importância as competência seja ela individual ou coletiva foi a
mais expressa na pesquisa, sugere-se então que um treinamento psicológico seria
um suporte importante para os atleta, e assim um atleta bem preparado tanto
fisicamente como psicologicamente estaria em melhores condições de superar ou
encarar essas situações de stress de forma mais eficiente.
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