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28 de mai. de 2013

28/05/2013 - COMUNICAÇÃO E EXPREÇÃO ( Minhas anotações)

Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

No primeiro dia da sua aula, ela disse que quem escreveu o nome dela não sabia que tinha acento ;).
Mas porque?!, Onde teria acento?!?

EXEMPLO:

   -Silaba tónica
Aprigio -Terminada em ditongo crescente.

A- proparoxítona
pri- paroxítona
gio- paroxítona

Sendo que teria um acento, ficaria assim: Aprígio

Ela orientou os alunos, que gosta que nós esbanjemos educação (Boa Noite, Com licença, Por favor, ...), e que não tolera o uso de aparelhos eletrônicos 
=(.

Voltando a manteria da aula:
E nos questionou, se saberíamos dizer o que significa "Homo-connectus"??

Mas se você faltou ou não foi e não sabe oque significa, vai ter que pesquisar ;P, pois ela nos deu uma explicação bem detalhada sobre seu significado. (Onde se deu sua origem, e como chegou a Itapetininga).

E falamos um pouco sobre a era digital, e depois começou a passar um texto (Vários :[ textos escritos no "Power Point")



Sobre o assunto do "Homo-connectus", e que daria continuidade na próxima aula.

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção


A professora deu continuidade a aula anterior, sobre "Homo-connectus", pediu para copiarmos as principais informações do texto, e escrever sobre o que se trata, e o que aprendemos com ele, e para finalizar pediu para refazer o texto com nossas próprias palavras.

E para queles que terminarão o primeiro texto, começou a passar já o segundo que é: "Dilema da escova de dente.", que será dado continuidade na próxima aula.

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

A professora deu uma rápida explicação do texto da aula anterior, e deu continuidade ao texto "Dilema da Escova de Dente", e pediu para escrevermos sobre o que  se trata o texto, e o que poderia fazer com as escovas de dente para diminuir seu descarte de forma exagerada. 

E passou uma lista de perguntas para responder baseados no texto.

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Homo-Connectus.


Roberto Pompeu de Toledo: com os smartphones, as pessoas não estão mais apenas onde se encontram. Metade está ali, a outra metade mergulha no aparelhinho

Resista se puder a ler este artigo de Roberto Pompeu de Toledo publicado na edição de VEJA desta semana, a propósito do fenômeno dos smartphones. O título original está em negrito, abaixo.
Homo connectus

Roberto Pompeu de Toledo
Roberto Pompeu de Toledo

Uma charge em recente número da revista The New Yorker mostrava uma animada mulher, ao telefone, convidando os amigos para uma festinha em sua casa. “Vai ser daquelas reuniões com todo mundo olhando para seu iPhone”, ela diz.
O leitor captou? A leitora achou graça? Cartunistas são mais rápidos do que antropólogos e mais diretos do que romancistas. Captam o fenômeno quase no momento mesmo em que vem à luz.
O fenômeno em questão é o poder magnético dos iPhones, BlackBerries e similares. O ato de compra desses aparelhinhos é um contrato que vincula mais que casamento. As pessoas se obrigam a partilhar a vida com eles.
Na charge da New Yorker, a mulher estava convidando para uma festa em que, ela sabia — e até se entusiasmava com isso —, as pessoas ficariam olhando para seus iPhones ainda mais do que umas para as outras. É assim, desde a sensacional erupção dos tais aparelhinhos, e não só nas ocasiões sociais.
Até nas sessões do Supremo
O mesmo ocorre nas reuniões de trabalho. Chegam os participantes e cada um já vai depositando à mesa o respectivo smartphone (o nome do gênero a que pertencem as espécies). Dali para a frente, será um olho lá e outro cá, um na reunião e outro na telinha. Não dá para desgarrar dela. De repente pode chegar uma mensagem, aparecer uma notícia importante, surgir a necessidade de uma consulta no Google.[...]

Continuação no site: 
www.veja.abril.com

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Dilema da Escova de Dente.

FOLHA DE SÃO PAULO (27/ 08/ 2012)
RUY CASTRO:

RIO DE JANEIRO - Ouço dizer que o Brasil joga 768 milhões de escovas de dente anualmente no lixo. Deve ser verdade. À base de uma escova por mês, eu próprio contribuo com pelo menos 12 por ano para esse descalabro -assim que as cerdas começam a desbeiçar, lá se vai embora a escova. Ouço também que, no mundo, descartam-se 26 bilhões de escovas por ano, e que cada uma leva 450 anos para se decompor. É o horror, o horror.
A ideia de um novo apocalipse, não mais pela água ou pelo fogo, mas com o mundo sufocado por escovas de dente, lembra os filmes B americanos de terror dos anos 50, só que a sério. Bem que Woody Allen perguntava: "Por que as pessoas escovam os dentes quatro vezes por dia e fazem sexo duas vezes por semana? Por que não o contrário?".
Idem quanto à montanha de fraldas descartadas por mães zelosas e bem-intencionadas. Perguntei a uma delas quantas fraldas seu bebê teria consumido em seus primeiros três anos. Ela fez as contas: à média de cinco fraldas por dia, foram 1.825 fraldas por ano, donde 5.475 fraldas em três anos, fora as dorezinhas de barriga. Acho assustador que uma simples criança ainda em seus cueiros já tenha produzido tanto lixo.

Continuação no site: 

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

Na aula anterior ela passou algumas perguntas para respondermos.

Voltando a manteria da aula:

*Começou passando mais uma questão para que nós respondermos.


Como o técnico se comunica em campo?
R:...........................................


Explicou o que significa a "Comunicação", e passou 3 questões para respondermos com relação a sua explicação.

E deu um trabalho em grupo para analisarmos se á também dificuldades de comunicação escrita.

E mostrou um texto bem divertido, com relação a comunicação dentro de uma empresa.

Comunicação interna

De: Diretor Presidente

Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 hs, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu - sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.

***

De: Gerente

Para: Supervisor

Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17 hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.


***

De: Supervisor

Para: Chefe de Produção

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

***

De: Chefe de Produção

Para: Mestre

Na sexta-feira, às 17 hs, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

***

De: Mestre

Para: Funcionário

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 hs, pois o manda-chuva (o Diretor) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

***

Aviso para Todos


Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17 hs no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva


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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção


Começou a aula corrigindo e comentando sobre o trabalho em grupo.

E em "power poite" passou um longo texto sobre a Comunicação e os Níveis de linguagem.

O que deu origem a língua portuguesa? R: O Latim
E que tem vários tipos de língua portuguesa, com variações de regiões a países, do mesmo modo entre as classes sociais.
Que a língua passou por muitas alterações no decorrer do tempo.

E que a diversidade na sua utilização, implicou o surgimento de diversos níveis de linguagem, é consequência de inúmeros fatores, como o nível sociocultural.

1> Pessoas que não frequentaram a escola. (ensino fundamental).
2> As situações de uso. (formal e não formal).
3> As culturas com sotaques mais acentuados. (Mineiros, Cariocas, Gaúchos, e Nordestinos,...).
4> E as variações históricas e tecnológicas. (Históricas: variações no vocabulário/ Tecnológicas: os termos exp. download).


MINHA SUGESTÃO PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO (SITE: www.coladaweb.com).


Continuação da matéria:

CERTO, ERRADO OU ADEQUADO?

Processo de comunicação eficiente:

-O que vamos dizer? (mensagem)
-A quem se destina? (receptor)
-Onde? (local em que acontece o processo de informação)
-Como será transmitida a mensagem. (contexto)

E nos orientou que nunca devemos escrever do mesmo modo que falamos.

LÍNGUA ESCRITA E  LÍNGUA FALADA.

FALA= gestos, olhar, expressões faciais...
ESCRITA= palavras, pontuações, concordâncias e orações...
ESTRUTURA DO TEXTO= divisão de parágrafos das palavras...


NÃO EXISTE SUPERIORIDADE DE UMA OU DE OUTRA.

São modalidades diferentes da língua que se realizam em contextos diferentes.


ATIVIDADES:

1) O que significa dizer que a língua é um conjunto de variedades?

a) A língua é um conjunto de variedades por que não faz sentido em situações diferentes.

b) Por motivos diversos:
>É diferente de região para região?

>Diversas classes seciais?



>Variedade histórica?

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

Continuação da aula anterior:


ATIVIDADES:

1) O que significa dizer que a língua é um conjunto de variedades?

a) A língua é um conjunto de variedades por que não faz sentido em situações diferentes.

b) Por motivos diversos:
>É diferente de região para região?
>Diversas classes seciais?
>Variedade histórica?

c) De acordo com o texto, uma língua não é estática. Ela presenta variações regionais, sociais e históricas.

d) A língua-conjunto de variedades não apresentando forma estática e imutável e com variação regionais, histórias e social.

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2) O que significa pensar a língua em termos de adequação?

a) P/ser eficiente o sujeito deve pensar:
>O que vai dizer
>Quem vai ouvir
>Onde
>Como é a mensagem p/ser uma comunicação eficiente.

b) Pensar a língua em termos de adequação significa perceber que não há uma única forma de redigir a mensagem. Para que a comunicação seja eficiente, devemos ter em mente o que  vamos dizer, a quem é dirigida a mensagem, onde ocorre o processo de comunicação e também como será transmitida a mensagem. Devemos adequar a linguagem aos diferentes contextos em que a comunicação pode ocorrer.

c) A língua não pode ser certa ou errada depende de vários fatores como o que dizer a quem, como e onde para correr a comunicação eficiente e não uma única forma correta ou incorreta.

d) A língua que falamos não se trata de estar certo ou errado mas devemos considerar a adequação para saber o que falar e onde dizer e também como para acontecer uma mensagem eficiente.

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Texto: Níveis de Linguagem.

ATIVIDADES:

1) Qual a posição defendida pelo professor Paulo Freire com relação a correção dos erros gramaticais na escola?

2) O comentário do jornal faz justiça ao pensamento d educador? Justifique sua resposta.

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

Começou a aula resolvendo as atividades dadas no dia 12/03.



1) O que significa dizer que a língua é um conjunto de variedades?

a) A língua é um conjunto de variedades por que não faz sentido em situações diferentes.

b) Por motivos diversos:
>É diferente de região para região?
>Diversas classes seciais?
>Variedade histórica?

c) De acordo com o texto, uma língua não é estática. Ela presenta variações regionais, sociais e históricas.

d) A língua-conjunto de variedades não apresentando forma estática e imutável e com variação regionais, histórias e social.

--------------------------------

2) O que significa pensar a língua em termos de adequação?

a) P/ser eficiente o sujeito deve pensar:
>O que vai dizer
>Quem vai ouvir
>Onde
>Como é a mensagem p/ser uma comunicação eficiente.

b) Pensar a língua em termos de adequação significa perceber que não há uma única forma de redigir a mensagem. Para que a comunicação seja eficiente, devemos ter em mente o que  vamos dizer, a quem é dirigida a mensagem, onde ocorre o processo de comunicação e também como será transmitida a mensagem. Devemos adequar a linguagem aos diferentes contextos em que a comunicação pode ocorrer.

c) A língua não pode ser certa ou errada depende de vários fatores como o que dizer a quem, como e onde para correr a comunicação eficiente e não uma única forma correta ou incorreta.

d) A língua que falamos não se trata de estar certo ou errado mas devemos considerar a adequação para saber o que falar e onde dizer e também como para acontecer uma mensagem eficiente.

Explicou porque de ser essas respostas, e deu continuidade a matéria.

Explicou o que é: Interlocutor, e o processo de comunicação jackobson.

Lemos sobre: 
-a comunicação empresarial;
-comunicação entre alunos e instituição de ensino;

Explicou sobre a: comunicação, e o que é texto?.


E deu início a analise do texto:
A Revolução do Pós Papel

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção


-> Continuação do texto: O Avião que caiu Centenas de Vezes.

(Texto e questões tirado do "Power Point")

Existe a resposta cínica: É notícia, um desastre com tais proporções merece todo o destaque nos meios de comunicação. Sem cinismo, a resposta não seria tão fácil. Que é notícia, ninguém há de negar. Que os cidadãos devem ser informados sobre cada detalhe, também não se contesta. Mas o festival ininterrupto que perpetua o desastre na televisão não tem nada a ver com informação ou notícia.

É show. Soa mórbido, mas é isso mesmo: como o desfile das escolas de samba ou as Olimpíadas, as catástrofes se convertem em show de TV, com a diferença de que o Carnaval e as olimpíadas são shows pouco menos apelativos. A TV tem na informação jornalística um produto secundário. Seu negócio fundamental é o entretenimento. Daí a vocação para o espetáculo, o apelo à emoção.

Mesmo os documentários não podem fugir à obrigação de emocionar. É o critério da emoção que faz com que imagens que já não informam nada de novo sejam repetidas sem parar. O gol de placa tem replays ao longo da semana. A trombada que matou Ayrton Senna também. O objetivo é fazer durar a emoção. Por isso, na televisão, as tragédias não acontecem simplesmente: elas ficam acontecendo, num gerúndio interminável que não é o tempo dos fatos, mas o tempo das sensações.

Questões

1- Entrevistada num dos programas sobre o acidente, uma testemunha contou que estava no quarto quando vislumbrou as chamas pela janela. 

A- viu nitidamente    /   B- viu de modo confuso 
     C- enxergou bem      /   D- entreviu sem dificuldade

2- Talvez o telespectador alegue algo parecido. 

A- experimente     /    B- se decida por 

C- apresente como pretexto     /      D- imagine 

3-Quem vê pela televisão as mesmas imagens se sente imune. 

A- parcial     /     C- responsabilizado 

B- obrigado     /   D- isento

4 - Sem cinismo, a resposta não seria tão fácil. 

A- É muito fácil responder sem sarcasmo. 

B- Sem hipocrisia, a resposta seria mais difícil. 

C- Responder de modo sarcástico não é tão fácil. 

5- Soa mórbido, mas é isso mesmo . . . 

A- parece doentio, por isso é assim mesmo. . . 

B- Embora pareça doentio, é assim mesmo . . . 

C- Apesar de soar mórbido, portanto é isso mesmo. . .

6- Qual o ponto de vista defendido pelo autor?


7- O autor pergunta:”Por que é que tem que ser assim?” e diz que duas respostas podem ser dadas. 

A- Qual é a resposta cínica? 

B- Qual é a resposta sem cinismo? 

8- De acordo com o texto, qual a verdadeira vocação da TV? 

9- Que outros exemplos, além da queda do avião da TAM, o autor oferece a fim de sustentar seu ponto de vista?

(Daqui em diante, oque for falado e explicado não cairá na prova.)


Falou e explicou sobre Coesão Textual, e mostrou a imagem do logo da TAM, do antes da tragedia e de como ficou depois da tragedia.

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

CONTINUAÇÃO: Coesão Textual

Recursos que assegurem a coesão textual: Conjunção, preposição, pronomes, entre outro.

ATIVIDADE: Coesão Textual.

Texto 1)Organizar o texto de modo que de para intende-lo.Fonte: adaptado de superinteressante, Ago./2011.

+5 questões de múltipla escolha.

Texto 2)As línguas do Brasil

Árabe, iorubá, tupi, cantonês, catalão, provençal. A cada vez que você abre a boca para (A) o bom e velho português brasileiro, acaba soltando palavras dessas línguas e de outras trinta. Isso por baixo, já que ninguém sabe ao certo quantas línguas tiveram termos aportuguesados desde o ano 218aC, quando os romanos apareceram na Península Ibérica e começaram a (B) o que seria a língua portuguesa. 



“ Todas as línguas e culturas do mundo (C ) do contato e do diálogo”, diz Caetano Galindo, professor de filologia da Universidade Federal do Paraná. 

As palavras estrangeiras aportuguesadas são como fósseis: contam a história dos povos que (D) como quem falava a “língua de Camões”. Povos em florescimento artístico (E) termos sobre espetáculos e cultura. É o caso do italiano. Povos guerreiros (F) o nosso vocabulário sobre a guerra. “ Canivete”, “bando”, “trégua” e a própria “guerra” vieram dos bárbaros germânicos ( suevos e visigodos), que dominaram a Península Ibérica entre os séculos V e VII.

Os árabes, que (G) os germânicos em 711 e permaneceram na península por 300 anos, também entendiam de guerra e nos deram mais termos bélicos. Mas sua maior (H) ao português foi de termos relacionados à tecnologia - na época, sua civilização era tecnicamente muito superior à europeia. As novidades que eles levaram para a Europa ficaram (I) na língua: alicate, alicerce, azeite ( quase todas as palavras começam com a, pois eram faladas depois do artigo árabe al ). 


Até a preposição “até” veio do árabe, um caso raro de empréstimo linguístico. 

As línguas indígenas e africanas também (J) sua marca – as indígenas descrevem a natureza exuberante, para a qual os europeus literalmente não tinham palavras, e as africanas (K) nossa cultura, especialmente a religião e a culinária. Hoje, muita gente acha ruim a influência inglesa na língua. Nacionalismos à parte, esse pessoal vai ter que suar muito se quiser mesmo livrar o português do Brasil de todos os estrangeirismos. 

Fonte: Leandro Narloch. Superinteressante,p.24, abril,2002

(A)dizer, contar, falar 
(B) formar, fabricar, produzir 
(C)Residem, vivem, experimentam 
(D)Conviveram, ocorreram, aconteceram 
(E) abandonaram, deixaram, permitiram 
(F)Encheram, ocuparam, enriqueceram 
(G)Expeliram, expulsaram, evacuaram 
(H)Doação, contribuição e participação 
(I)Registradas, mencionadas, retidas 
(J)Abandonaram, deixaram, permitiram 


(K)Mancharam, originaram, impregnaram

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção


1ª AVALIAÇÃO / COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 

A prof. passou para a Stéfani 2 textos:

1)"Ser ou não ser";
2)"A televisão, primeira mídia de informação".



E pediu para avisar que é para ter o texto "As línguas do Brasil", pronto para comentarmos e corrigir, e ter em mãos o texto "A televisão, primeira mídia de informação", já disponível nos e-mails.

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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção

Comentou sobre alguns erros graves da escrita e de junções, que os alunos cometeram, contra a pobre da língua portuguesa (`_´).


E pediu para que todos tenham em mãos o livro: Ler, Pensar E Escrever (de Gabriel Perissé) para trabalharmos com ele no dia 14/ Maio.
(Daremos mais informações na aula de quinta feira 2/ Maio.)


E começou um novo conteúdo (Em Power Poite).
-> TIPOS E FORMAS DE TEXTOS <-

Tipos e formatos: Ha sempre um determinado molde convencional para cada "espécie" de texto: quem vai escrever um molde, que vai ler identificar o molde.

-ARGUMENTAÇÃO (Defende uma idéia)

-NARRAÇÃO (Relata uma situação)

-DESCRIÇÃO (Uma situação istática)

-EXPOSIÇÃO (E um texto técnico, científico)

Outro tipo= Injunção.

E mostrou alguns textos para identificarmos quais eram:


Os textos figurativos: descrição e narração.



FONTES PARA PESQUISA:



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Profª: Nathalia
C.E.X.P: Comunicação e Expreção


Pediu para que os alunos sugerissem questões, relacionadas aos textos: A Revolução do Pós Papel e Como Chegar ás Futuras Gerações?.

Pontos abordados: 

->A questão de exercitar a leitura, o estimulo que favorece a memoria, e o melhoramento da concentração.
->E a questão da conservação da nossa historia, e como a tecnologia tem  influenciado na escrita.

Comentou e explicou sobre:

-Os fatores para produzir bons textos; 
-Quando e por que um texto está bem u mau escrito;
-Comparação e considerações;

E explicou um pouco sobre: A MÍDIA "O avião que caiu centenas de vezes" (Noticia da queda no avião da TAM, próximo ao aeroporto de Congonhas).




E sugeriu durante a aula um site para estudo e pesquisa que contem diversos assuntos:sugestão-de-site-para-pesquisa-e-estudo.


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