PESQUISE USANDO AS DATAS DAS MATÉRIAS:

20 de mai. de 2014

O QUE É...??? ATLETISMO

Atletismo é o conjunto de esportes: 


Que são formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos.



O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.



A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros. 




As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem: 

  • Arremesso de peso, e 
  • Lançamentos de martelo, disco e dardo.

Esses são realizados dentro de áreas limitadas.

  • As provas de salto dividem-se em:provas de salto vertical e de salto horizontal. 
  • As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. 
  • As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.

O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo.



Curiosidade: A corrida de São Silvestre, realizada todos os anos em São Paulo no dia 31 de dezembro, foi criada em 1925, e era incialmente disputada apenas por brasilieros; porém tornou-se uma prova mundial e popularizou o esporte no país.E, nos Jogos Modernos, desdobraram-se em provas de: 

  • Pista (de velocidade, meia e longa distância, revezamento, com barreiras e obstáculos), 
  • Salto (em distância, em altura, triplo e com vara), 
  • Arremesso (de peso), 
  • Lançamento (de disco, de dardo e de martelo), 
  • Rua (maratonas e marchas) 
  • Combinados (heptatlo e decatlo).

Forças: Os Estados Unidos representam a maior força mundial do atletismo. Na última Olimpíada, o país ganhou oito medalhas de ouro e acabou como maior vencedor do esporte. O país ainda levou 12 pratas e cinco bronzes.



Em provas de longa distância, o domínio é dos países africanos, entre os quais se destacam Etiópia e Quênia. Cuba, Inglaterra, Rússia e países da América Central também são presenças constantes em pódios.



Historicamente, os melhores resultados do Brasil no atletismo em Olimpíadas são no salto triplo, com Nélson Prudêncio, Adhemar Ferreira da Silva e João do Pulo entre os destaques. Na última Olimpíada, Vanderlei Cordeiro de Lima, com o bronze na maratona, foi o único medalhista brasileiro.


O atletismo; base de todos os outros esportes, nasceu naturalmente da necessidade de correr, saltar e lançar objetos, desde a antiguidade, ajudando a sobrevivência de nossos ancestrais.


A corrida e os saltos, por exemplo, eram utilizados para escapar das presas dos animais carnívoros. O lançamento de objetos para se defender e matar animais que serviam de alimentos.


Desta forma, homens e mulheres foram adquirindo habilidades, que , mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.


Os jogos olímpicos já eram utilizados há mais de um século quando os gregos organizaram as primeiras olimpíadas, em 776 a.c. os jogos olímpicos foram criados pelos gregos como uma forma de homenagear Zeus, a quem ofereciam a beleza de seus corpos de formas perfeitas. Os atletas competiam nus. O tempo entre os jogos era chamado olimpíada. Estas eram organizadas a cada quatro anos no mês de julho ou agosto. No começo, os jogos duravam apenas um dia e se competia em apenas uma prova: a corrida. Em 776 a.c., Corobeus, de Atenas, tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma prova olímpica. Ele venceu a prova de velocidade dos 192 metros, tornando-se o primeiro e o mais antigo herói do atletismo. 





FONTES DE PESQUISA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário