PESQUISE USANDO AS DATAS DAS MATÉRIAS:

18 de mar. de 2016

18/03/16 - Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade

FONTE DA IMAGEM: GOOGLE
HISTÓRIA DA ISO

 Criado em Quinta, 07 Março 2013 18:47
 Escrito por José Airton Luiz da Silva

1. Expressão ISO 9000

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, não importando a sua dimensão.

2. Entidade reguladora para padronização da norma

Em 1926 foi criada a primeira entidade para padronização internacional “International Federation of the National Standardizing Associations” (ISA) que cessaram suas atividades em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial.

A sigla "ISO" se refere à International Organization for Standardization, criada em 1946 após final do conflito internacional, representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização, para padronização, com o objetivo de "facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais".

Essa organização internacional trata-se uma  entidade não governamental, essa nova organização iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça, Hoje presente em cerca de 161 países, no Brasil é representada pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas”. 



3. ISO seu significado e sua função

A sigla “ISO" foi originada da palavra isonomia, sinônimo de igualdade, cujo objetivo é a padronização do gerenciamento do sistema da qualidade visando a sua unificação de forma universal.

A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

4. Como nasceu a família de normas ISO?

Nasceu de normas militares, antes da ISO várias normas foram criadas, dentre elas podemos citar:

Normas Militares Americanas - MIL STD. - Padronização.
MIL-Q-9858 - Foi a primeira norma de Especificações de Sistema da Qualidade.
MIL-I-45205 - Requisitos de um Sistema da Qualidade.
AQAP (Allied Quality Assurance) OTAN - Garantia da Qualidade.
DEF.STAN (Defense Standard) Reino Unido - Normas das Forças Armadas Sobre Sistemas da Qualidade.
BS-5750 (British Standard)

5. Quando Nasceu a primeira NORMA ISO?

A primeira norma ISO 9000:1987 baseou-se nesta ultima, BS-5750 (British Standard) norma de origem Britânica.

Esta norma ficou conhecida como norma de gestão, uma vez que não apenas especificava como se produzir, mas também como gerenciar o processo de produção.

Em 1979 - O Comitê Técnico ISO TC 176 elabora normas sobre Qualidade.

Com a globalização na década de 1980, aumentou a necessidade de normas internacionais, principalmente a partir da criação da União Européia.

Em 1987 - São aprovadas as Normas ISO 9000. NBR ISO 9000 - Tradução literal do texto original.

6. A família NBR ISO 9000:1987

NBR ISO 9000:1987-Parte 1

Normas de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade: Diretrizes para seleção de uso.

NBR ISO 9001:1987

Normas de Sistema da Qualidade - Modelo para Garantia da Qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados, aplicava-se a organizações cujas atividades eram voltadas à criação de novos produtos.

NBR ISO 9002:1987

Normas de Sistema da Qualidade - Modelo para Garantia da Qualidade em produção, instalação e serviços associados, compreendia essencialmente o mesmo material da anterior, mas sem abranger a criação de novos produtos.

NBR ISO 9003:1987           

Normas de Sistema da Qualidade - Modelo para Garantia da Qualidade inspeção e ensaios finais, abrangia apenas a inspeção final do produto e não se preocupava como o produto era feito.

NBR ISO 9004:1987-Parte 1

Normas de Gestão da Qualidade. Elementos do Sistema da Qualidade: Diretrizes. Para melhoria do desempenho.

Tabela comparativa entre as normas ISO 9001

Norma NBR ISO 9000:1994

Essa norma tratava dos termos e definições relativos à norma ISO 9001:1994, explicativa dos termos e definições da garantia da qualidade, não é uma norma certificadora.

Norma NBR ISO 9001:1994

Essa norma tinha a garantia da qualidade como base da certificação.

A família de normas NBR ISO 9000:1994 (9001, 9002 e 9003) foi cancelada e substituída pela série de normas ABNT NBR ISO 9000:2000, que é composta de três normas:

ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
ISO 9000:2005: Foi a única norma lançada nesse ano, descrevendo os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade que, no Brasil, constituem o objeto da família ABNT NBR ISO 9000, e definindo os termos a ela relacionados. É aplicável a organizações que buscam vantagens através da implementação de um sistema de  gestão da qualidade.
ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetivas aumentar a satisfação do cliente.
ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
ISO 9004:2009: Sistema de Gestão da qualidade – Diretriz para melhoria de desempenho, essa nova versão substitui a versão 2000 e fornecem às organizações um modelo de “Sucesso sustentado” é a terceira versão, sendo que a primeira publicada em 1987.
As normas ABNT NBR ISO 9000 e ABNT NBR ISO 9004 não é destinado a certificação, regulamentar ou contratual.

História da norma NBR ISO 9001:2000

Conforme podemos observar cada norma descrita na tabela é direcionado a um tipo de seguimento na indústria de produtos e serviços, nem sempre atendendo de maneira global as necessidades de cada empresa, baseado nisso foi feito uma pesquisa e se chegou a seguinte conclusão, a preferência de muitos usuários pela norma ISO 9000 (Gestão da qualidade) na área de produtos e serviços, nessa pesquisa observou-se que a série ISO 9000:1994 não era muito aceita devido a incompatibilidade com a norma ISO 14001 (Gestão ambiental), daí a necessidade da criação de uma norma mais abrangente que melhorasse a compatibilidade entre as duas normas.

Portanto, as mudanças nas séries ISO 9000 foram baseadas no resultado dos estudos dessa pesquisa realizada, essa nova norma tem como principal alvo o foco no cliente, assim como nos processos principais e suas operações.

As mudanças que ocorreram com a criação das novas normas:

A norma ISO 9002 desaparece porque todas as necessidades serão atendidas pela norma ISO 9001
A norma ISO 9003 é interrompida e não havendo mais nenhum modelo equivalente
A nova norma é baseada em modelos de processo
Para solucionar as dificuldades da norma anterior, esta norma combinava as 9001, 9002 e 9003 em uma única, passa a ser denominada 9001:2000, esta norma vem para solucionar as dificuldades com as normas anteriores que exigia muito papel e poucos resultados práticos.

História da norma NBR ISO 9001:2008

A revisão da ISO 9001 para a versão 2008 trouxe poucas mudanças, notadamente alguém já ouviu algum comentário.

As mudanças, são sutis em vários pontos, serviram para melhorar o entendimento sobre a norma ISO 9001 e para aprimorar sua utilização da mesma.

Mas alguns pontos a norma sofreu modificações que precisaram de uma maior atenção por parte dos gestores, auditores e profissionais que  utilizaram a norma. Que a partir de agora iremos abordar os pontos mais significativos.

21. O Que Muda na Norma NBR ISO 9001:2008

A estrutura da norma NBR ISO 9001:2008 permanece a mesma da versão 2000, os pontos que sofreram mudanças foi somente para melhorar o entendimento e que iremos abordar a partir de agora.

Capítulo 0

O capítulo 0 é a introdução da norma.

Explica sua finalidade, abordagem, a relação com a 9004 e a compatibilidade com outros sistemas de gestão.

Item 0.1 – Generalidades

Onde antes era:

O projeto e a implementação de um sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos, os processos empregados e o tamanho e estrutura da organização.

Ficou assim:

O que influencia o projeto e implementação de um SGQ foi separado em tópicos, ficando mais fácil isolar os fatores, que agora aparecem desta forma:

Seu ambiente de negócio, alterações neste ambiente, ou riscos associados com este ambiente, 
Necessidades que variam,
Seus objetivos particulares,
Produtos fornecidos,
Os processos utilizados,
O porte e a estrutura da organização.
Parágrafo 4

E no parágrafo 4, os requisitos regulamentares ficaram mais claro e mais fácil de entender, o texto agora diz: Esta Norma pode ser usada por partes internas ou externas a organização, isto inclui organismos de certificação, para avaliar a capacidade da organização de atender aos requisitos do cliente, estatutários e regulamentares aplicáveis ao produto e aos requisitos da própria organização.

Ficaram mais claro os requisitos regulamentares (legais) citados pela norma são aqueles aplicáveis ao produto. Pois antes deixava dúvidas na sua interpretação, é lógico que as organizações têm que atender a requisitos legais diversos, e a ISO 9001 se atém apenas aos que se aplicam diretamente ao produto, como por exemplo, as normas setoriais.

No item 0.2 – Abordagem de Processo, ficou bem mais clara, um processo não se constitui apenas de uma atividade específica, e sim a um conjunto de atividades – parágrafo 2.  a abordagem de processo se caracteriza quando a gestão deles é direcionada a produzir o resultado final desejado - parágrafo 3.

Isto significa que não basta acompanhar os processos, criando fluxogramas, para aplicar uma abordagem de processo é necessário tomar ações para que eles atinjam seus objetivos, tem que haver melhoria e atingem os resultados esperados.

O item 0.3 - excluiu os comentários de que a 9001 e a 9004, onde antes se dizia que são um par coerente. Diz agora que são apenas complementares e podem ser utilizadas em conjunto ou não. – É lógico que com a mudança profunda que esta sendo anunciada para a norma 9004 não poderia ser tratada como um par coerente.

O item 0.4 - tira a afirmação de que a norma 9001 e a norma 14001 estão alinhadas. Agora diz que as prescrições da 14001 foram consideradas para aumentar a compatibilidade entre as duas normas.


JOSÉ AIRTON LUIZ DA SILVA - CONSULTOR DA QUALIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário