PLANO DE AULA
|
|||
ANO: ???
|
SEMESTRE: ???
|
DURAÇÃO: ???
|
SÉRIE:
6º ao 9º ano
|
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
|
|||
PROFESSORES: ???
|
|||
CONTÚDO:
FUTSAL
|
|||
OBJETIVO:
GERAL: Conhecer e vivenciar os
fundamentos do futsal: passe, chute e condução, além de trabalhar controle de
corpo e o trabalho em equipe.
ESPECIFICO: incentivar a colaboração e
criatividade e avaliar o desenvolvimento motor e o espírito de coletividade
de cada aluno em cada atividade executada.
|
|||
CONTEÚDO:
Futsal –
Fundamentos a serem trabalhados: Passe, Chute e Condução.
Será necessário 2
(duas) aulas de 50 min..
METODOLOGIA:
[aula teórica]
Explicação e conversação sobre os fundamentos: passe, chute e condução em
sala de aula, utilizando a lousa, a fim de descobrir quem já praticou ou quem
nunca jogou o futsal.
[aula prática]
Iniciar com um aquecimento, e começar com o fundamento: condução, depois
passe e por ultimo o chute através de atividades e brincadeiras coletivas.
Primeira etapa:
Condução
Iniciaria as
atividades dispondo as crianças em quatro fileiras para trabalhar o
fundamento: condução, onde as primeiras crianças de cada fila terá uma bola,
e cada uma conduzirá a bola até um cone e circula-lo e retornar, entregando a
bola para a próxima criança da fila e assim voltando ao final da fila, até
que todos tenham realizado o movimento.
Segunda etapa:
Condução e Passe
A próxima
atividade irá trabalhar os fundamentos: condução e o passe, colocaremos uma
fila de frente para a outra, orientaremos as crianças a conduzir a bola até o
meio da quadra e passar para o colega da frente, realizando esse movimento 4
(quatro) vezes, retornando de costa para o inicio da fila, assim até que
todos tenham realizado o movimento.
Terceira etapa:
Condução, Controle de Corpo e Passe.
A terceira
atividade trabalhará os fundamentos: condução, passe e controle de corpo,
ainda em fileiras será disposto entre cada fila três cones, conde o aluno
deve conduzir a bola passando entre os cones e passando para o colega da fila
da frente, realizando esse movimento 4 (quatro) vezes retornando de costa
para o inicio da fila, assim até que todos tenham realizado o movimento.
Quarta etapa:
Condução, Controle de Corpo, Passe e Chute.
E para a última
atividade eremos trabalhar os fundamentos condução, passe, chute e controle
de corpo, organizando duas filas de frente para o gol, uma ira conduzir,
passando entre os cones e passando para o outro colega da outra fila onde
realizará o chute, assim até que todos tenham realizado, e depois trocando, o
que conduzia passa a chutar, e o que chutava passa a conduzir.
Para finalizar
realizar uma partida de futsal, e um alongamento final para relaxar.
RECURÇOS:
Bolas, Cones,
Apito e coletes para formar times.
Obs: buscar trabalhar a
lateralidade da criança, direita e esquerda, chutar só com a direita e depois
chutar só com a esquerda, conduzir alternando entre direita e esquerda, e
passar também alternando entre direita e esquerda.
|
|||
AVALIAÇÃO:
Observar o quanto
os alunos respeitam as regras, sua autonomia individual e em equipe e a
criatividade ao passar a bola um para o outro.
Analisar a forma
como aluno faz os movimentos para realizar o Passe, Conduzir, Chutar, Correr,
e ver o gral de experiência corporal que o aluno possui.
Critérios: serão
considerados os índices de participação e interesse, de cada aluno.
|
|||
BIBLIOGRAFIA:
Bello, Nicolino.
Silva, Ubiratan. Futsal: conceitos modernos. Editora Phorte, 63 páginas
Andrade Jr., José
Roulien de. Futsal - Aquisição , Iniciação e Especialização. Editora: Jurua
Navarro, Antonio
Coppi. Futsal. Editora: Phorte
Costa, Claiton
Frazzon. Futsal: aprenda a ensinar. Editora Visual Books. 192 páginas
Melo, Rogerio
Silva de. Futsal 1000 Exercícios. Editora: Sprint
|
ESTEPLANO DE AULA É UM
ENUNCIATIVO, PODENDO SOFRER AUTERAÇÕES E/OU ADAPTAÇÕES PARA MELHOR ADEQUAÇÃO
DIDATICO-PEDAGÓGICA.
Recursos* Alterações*
ResponderExcluirOlá Austo, então esse é apenas um modelo que eu criei para um trabalho da faculdade, vc pode tentar copiar e colar no word, espero ter ajudado...!!!
ResponderExcluir