Atividades Curriculares Desportivas-ACDs
PLANO DE ACD’s
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PROFESSOR(A): ???
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MODALIDA: Damas
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CATEGORIA: Mirim
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GENERO: Mas. e Fem.
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Nº
DE AULAS: 14
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PROGRAMAÇÃO:
Desenvolver o
Jogo Damas 3 vezes por semanais, entre os alunos de 11 á 14 anos do ensino fundamental
II.
Trabalhando desde
o básico até o aperfeiçoamento, onde o aluno ao final desse plano será capaz
de planejar e montar estratégias de jogo de forma rápida e desenvolver o
raciocínio logico, tendo como finalidade a formação de atletas para
participar de eventos dos mais variados níveis.
OBJETIVOS:
Mostrar para os
alunos as regras e fundamentos do jogo de damas através de vídeos aulas, aula
teórica e pratica também mostrar algumas partidas oficiais de damas, dando
assim uma noção básica para a iniciação pratica na aula.
Desenvolver a
prática do jogo damas e aperfeiçoar suas capacidades cognitivas e desenvolver
as qualidades tais como: paciência, prudência, perseverança, autocontrole,
autoconfiança e principalmente, a sublimação da agressividade.
CONTEÚDOS:
O jogo damas
desenvolve essencialmente o lado cognitivo além de aperfeiçoar a
Concentração, Memória, Visualidade, Precisão, Imaginação.
Regras do Jogo
de Damas
O jogo de damas
pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casam
alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.
O objetivo é
capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir
cercar ou capturar o inimigo ganha a partida. O tabuleiro deve ser colocado
de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura. No início
da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras,
da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e,
nas três últimas, as peças pretas. A peça movimenta-se em diagonal, sobre as
casas escuras, para frente, e uma casa de cada vez.
A peça pode
capturar a peça do adversário movendo-se para frente é permitido também
capturar a peça do adversário movendo-se para trás.
A peça que
atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a
"damas", peça de movimentos mais amplos que a simples peça.
Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor. A dama
pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez,
diferente das outras peças, que se movimentam apenas para frente em diagonal.
A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal.
Quando na casa contígua a uma peça houver uma peça adversária, com uma casa
imediata vaga, na mesma diagonal, a peça tomá-la-á passando para a citada
casa vaga. Assim, a peça toma para frente e para trás, sendo este o único
movimento retrógrado da peça. Se após a tomada de uma peça, a circunstância
se repetir, a peça continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este
movimento tomado em cadeia. Se, nas diagonais da casa de partida da dama,
houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama tomá-la-á
passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em
cadeia.
A tomada é
obrigatória. A peça e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se,
no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório
executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria). A peça
que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não
poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a peça que,
numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças
tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.
As brancas têm
sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio
ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem
alternadamente aos dois parceiros. O lance é executado quando se leva
diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta.
O lance está
completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa
para outra. Se o jogador, a quem cabe efetuar o lance, tocar: uma de suas
peças deverá jogá-la; e, várias de suas peças, o adversário terá o direito de
designar qual a peça, dentre as tocadas, que deverá ser jogada.
Nota: se nenhuma dessas peças puder
ser jogada legalmente, não haverá penalidade, entretanto, a reincidência é
passível de punição.
A partida termina
empatada quando: os dois parceiros concordarem com o empate; a partir de
qualquer ponto da partida, ocorrer 20 lances sucessivos de Damas, sem tomada
ou deslocamento de pedra; uma mesma posição se produzir pela terceira vez,
cabendo ao mesmo jogador o lance, deverá o interessado reclamar o empate,
antes que a posição se modifique (esta regra só vale se a partida estiver
sendo anotada em uma planilha); e, na luta de três damas contra uma, o lado
maior não conseguir obter vitória em vinte lances. O jogo termina em empate.
Aula
É importante
lembrarmos que o jogo de damas deve ser ensinado passo a passo para os
iniciantes, para termos uma base de como iremos desenvolver o jogo de damas
com a criança dependera se já há algum conhecimento anterior ou não, atento
também para a faixa etária da criança que for aplicar as aulas.
Materiais: Tabuleiro e peças
2 aulas: Conversar
com os alunos sobre o que será feito mostrar algumas combinações básicas ver
se os alunos entendem e compreendem o que esta sendo passado para eles.
E propor algumas
rodadas para verificar e solucionar as dúvidas.
2 aulas: Deixa-los
à vontade para se relacionarem e escolherem seus adversários, também procurar
estar sempre trocando seus adversários para assim tendo novos desafios e
novas aprendizagens de diferentes tipos de experiências de jogar um contra o
outro.
E propor algumas
rodadas para verificar e solucionar as dúvidas.
2 aulas: Conversar
individualmente com cada aluno para saber qual foi a dificuldade e também
buscar tirar as duvidas de cada aluno.
Realizar partidas
rotativas.
1 aula: Propor
rodadas eliminatórias, simulando um campeonato.
1 aula: Assistir
vídeo de uma partida e buscar saber qual foi o movimento que a pessoa que
perdeu fez com que suas chances de vitória se tornassem zero.
Realizar partidas
rotativas e conversar individualmente com cada aluno que perder sua partida
para saber qual foi á dificuldade.
6 aulas: Realizar
partidas de aperfeiçoamento da técnica de cada aluno visando participar de
eventos dos mais variados
níveis.
AVALIAÇÕES:
Avaliar
diariamente como o aluno interage com os colegas e como ele encara o jogo
damas, suas ações e jogadas, verificar seu nível de entendimento e
compreensão sobre regras e criação de estratégias de jogadas.
Avaliar
individualmente questionando-o sobre o que está sendo trabalhado não está de
difícil compreensão, e o que poderia ser melhorado.
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