Atividades Curriculares Desportivas-ACDs
PLANO DE ACD’s 
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PROFESSOR(A): ??? 
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MODALIDA: Damas 
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CATEGORIA: Mirim 
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GENERO: Mas. e Fem. 
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Nº
  DE AULAS: 14 
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PROGRAMAÇÃO:
   
Desenvolver o
  Jogo Damas 3 vezes por semanais, entre os alunos de 11 á 14 anos do ensino fundamental
  II. 
Trabalhando desde
  o básico até o aperfeiçoamento, onde o aluno ao final desse plano será capaz
  de planejar e montar estratégias de jogo de forma rápida e desenvolver o
  raciocínio logico, tendo como finalidade a formação de atletas para
  participar de eventos dos mais variados níveis.  
OBJETIVOS: 
Mostrar para os
  alunos as regras e fundamentos do jogo de damas através de vídeos aulas, aula
  teórica e pratica também mostrar algumas partidas oficiais de damas, dando
  assim uma noção básica para a iniciação pratica na aula. 
Desenvolver a
  prática do jogo damas e aperfeiçoar suas capacidades cognitivas e desenvolver
  as qualidades tais como: paciência, prudência, perseverança, autocontrole,
  autoconfiança e principalmente, a sublimação da agressividade. 
CONTEÚDOS: 
O jogo damas
  desenvolve essencialmente o lado cognitivo além de aperfeiçoar a
  Concentração, Memória, Visualidade, Precisão, Imaginação. 
Regras do Jogo
  de Damas 
O jogo de damas
  pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casam
  alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.  
O objetivo é
  capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que o conseguir
  cercar ou capturar o inimigo ganha a partida. O tabuleiro deve ser colocado
  de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura. No início
  da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras,
  da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e,
  nas três últimas, as peças pretas. A peça movimenta-se em diagonal, sobre as
  casas escuras, para frente, e uma casa de cada vez.  
A peça pode
  capturar a peça do adversário movendo-se para frente é permitido também
  capturar a peça do adversário movendo-se para trás.  
A peça que
  atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a
  "damas", peça de movimentos mais amplos que a simples peça.
  Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor. A dama
  pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez,
  diferente das outras peças, que se movimentam apenas para frente em diagonal.
  A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal.
  Quando na casa contígua a uma peça houver uma peça adversária, com uma casa
  imediata vaga, na mesma diagonal, a peça tomá-la-á passando para a citada
  casa vaga. Assim, a peça toma para frente e para trás, sendo este o único
  movimento retrógrado da peça. Se após a tomada de uma peça, a circunstância
  se repetir, a peça continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este
  movimento tomado em cadeia. Se, nas diagonais da casa de partida da dama,
  houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama tomá-la-á
  passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em
  cadeia.  
A tomada é
  obrigatória. A peça e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se,
  no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório
  executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria). A peça
  que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não
  poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a peça que,
  numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças
  tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.  
As brancas têm
  sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio
  ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem
  alternadamente aos dois parceiros. O lance é executado quando se leva
  diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta. 
O lance está
  completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa
  para outra. Se o jogador, a quem cabe efetuar o lance, tocar: uma de suas
  peças deverá jogá-la; e, várias de suas peças, o adversário terá o direito de
  designar qual a peça, dentre as tocadas, que deverá ser jogada.  
Nota: se nenhuma dessas peças puder
  ser jogada legalmente, não haverá penalidade, entretanto, a reincidência é
  passível de punição.  
A partida termina
  empatada quando: os dois parceiros concordarem com o empate; a partir de
  qualquer ponto da partida, ocorrer 20 lances sucessivos de Damas, sem tomada
  ou deslocamento de pedra; uma mesma posição se produzir pela terceira vez,
  cabendo ao mesmo jogador o lance, deverá o interessado reclamar o empate,
  antes que a posição se modifique (esta regra só vale se a partida estiver
  sendo anotada em uma planilha); e, na luta de três damas contra uma, o lado
  maior não conseguir obter vitória em vinte lances. O jogo termina em empate. 
Aula 
É importante
  lembrarmos que o jogo de damas deve ser ensinado passo a passo para os
  iniciantes, para termos uma base de como iremos desenvolver o jogo de damas
  com a criança dependera se já há algum conhecimento anterior ou não, atento
  também para a faixa etária da criança que for aplicar as aulas. 
Materiais: Tabuleiro e peças 
2 aulas: Conversar
  com os alunos sobre o que será feito mostrar algumas combinações básicas ver
  se os alunos entendem e compreendem o que esta sendo passado para eles. 
E propor algumas
  rodadas para verificar e solucionar as dúvidas. 
2 aulas: Deixa-los
  à vontade para se relacionarem e escolherem seus adversários, também procurar
  estar sempre trocando seus adversários para assim tendo novos desafios e
  novas aprendizagens de diferentes tipos de experiências de jogar um contra o
  outro. 
E propor algumas
  rodadas para verificar e solucionar as dúvidas. 
2 aulas: Conversar
  individualmente com cada aluno para saber qual foi a dificuldade e também
  buscar tirar as duvidas de cada aluno. 
Realizar partidas
  rotativas. 
1 aula: Propor
  rodadas eliminatórias, simulando um campeonato. 
1 aula: Assistir
  vídeo de uma partida e buscar saber qual foi o movimento que a pessoa que
  perdeu fez com que suas chances de vitória se tornassem zero.  
Realizar partidas
  rotativas e conversar individualmente com cada aluno que perder sua partida
  para saber qual foi á dificuldade. 
6 aulas: Realizar
  partidas de aperfeiçoamento da técnica de cada aluno visando participar de
  eventos dos mais variados
  níveis. 
AVALIAÇÕES: 
Avaliar
  diariamente como o aluno interage com os colegas e como ele encara o jogo
  damas, suas ações e jogadas, verificar seu nível de entendimento e
  compreensão sobre regras e criação de estratégias de jogadas. 
Avaliar
  individualmente questionando-o sobre o que está sendo trabalhado não está de
  difícil compreensão, e o que poderia ser melhorado. 
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